Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Kãgtén

Publicação:

001
09132422-001.png

Na quinta-feira (09/12) a Brigada Militar e a Polícia Federal deflagraram a Operação Kãgtén, que teve como objetivo apurar a autoria e circunstâncias de dois homicídios ocorridos no dia 16 de outubro deste ano na Terra Indígena de Serrinha
A reserva indígena “Serrinha” está situada em uma área que abrange os municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Constantina e Engenho Velho no norte do Rio Grande do Sul, e conta com uma população com cerca de 3.500 pessoas.
Os conflitos se dão dentro do modelo de arrendamento de terras e plantio de soja na reserva indígena.
Participaram da operação os efetivos do CRPO Planalto, 3º BPChq, 3º RPMon, 38º BPM, 1º BRBM, aeronave do BavBM, e empregou cerca de 300 policiais entre policiais militares e agentes da Polícia Federal.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão que resultou na prisão de 09 indivíduos. Sendo apreendido uma pistola com três carregadores um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, seis munições intactas e quatro cartuchos deflagrados de calibre 12, um rifle calibre 22, 94 munições intactas de calibre 22 e diversos celulares.

Fotos: João Victor Lopes
Fonte: Comunicação Social do 3º Batalhão de Polícia de Choque

Brigada Militar