Operação Guerra e Paz
Publicação:

Na manhã de quinta-feira (01/07) a Polícia Federal com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, SUSEPE e Corpo de Bombeiros, deflagrou a Operação Guerra e Paz, que busca coibir e investigar crimes ocorridos na Reserva Indígena do Carreteiro, em Água Santa.
A Operação Guerra e Paz cumpriu 77 mandados, 28 de prisão e 47 de busca e apreensão nos municípios de Água Santa, Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Getúlio Vargas, Erebango e Passo Fundo.
São investigados os crimes de homicídio, constituição de milícia privada, lesões corporais, ameaças, vias de fato, incêndio criminoso, dentre outros.
Em setembro de 2020, durante a Operação Carreteiro ocorreu a prisão de 31 indivíduos envolvidos nos confrontos pela disputa de poder ocorridos na aldeia. No início de 2021, os confrontos se intensificaram com inúmeras tentativas de homicídio entre os grupos rivais.
A Operação Guerra e Paz tem objetivo de cessar os atos de violência, restabelecendo a tranquilidade para a comunidade indígena e os moradores do Munícipio de água Santa.
Comunicação Social do 3º Batalhão de Polícia de Choque