Brigada Militar lança operação Batalhão Escola em seis municípios do estado
Publicação:
A Brigada Militar lança, nesta quinta-feira (23/1), a Operação Batalhão Escola. Até o domingo (2/2), 1.362 alunos dos cursos da Corporação reforçam as ações de prevenção e repressão à criminalidade em Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Alvorada, Capão da Canoa e Tramandaí. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma experiência prática essencial à formação dos agentes da segurança pública, por meio do desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais necessárias às demandas reais da profissão.
Entre o efetivo, serão empregados nas ações alunos-oficiais (futuros capitães). Também serão utilizados soldados-alunos (futuros sargentos) e alunos-soldados (futuros soldados). Os agentes estão em formação ou habilitação nas escolas do Departamento de Ensino da Brigada Militar nos municípios de Porto Alegre, Osório, Montenegro e Santa Maria.
A Operação Batalhão Escola visa uma formação integral aos alunos, que combina o aprendizado teórico com a prática cotidiana do policiamento. Além disso, a atividade é uma oportunidade para o estreitamento das relações entre os futuros policiais e as comunidades atendidas, assegurando um serviço mais próximo, eficiente e alinhado às necessidades da sociedade e ao respeito aos direitos e garantias dos cidadãos.
Essa ação reforça o compromisso da Brigada Militar em garantir a segurança da população e em formar policiais militares capacitados e preparados para os desafios da profissão, oferecendo um serviço público de qualidade e contribuindo para a tranquilidade no estado.
Texto: soldado Sacha Pereti/EsFES-Osório e jornalista Ícaro Ferreira – servidor civil/PM5