Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o HBM - SM

Hospital da Brigada Militar Santa Maria
HBMSM

Em 18 de Outubro de 1946, através do Decreto-Lei Nr 1.217, de 18 de Outubro de 1946 e então Cmt BM Cel Justino Marques de Oliveira, foi criado o Hospital da Brigada Militar de Santa Maria, comparado a Hospital de 4ª Classe do Exército Brasileiro, mas continuou funcionando como enfermaria. O Diretor, na época, Major Médico Alberto Schons, foi um trabalhador incansável na transformação “de fato” da enfermaria em hospital. 

Em 19 de Dezembro de 1953 ocorreu a inauguração oficial do HBM/SM, sob o Governo de Ernesto Dornelles, tendo o Hospital como seu primeiro Diretor o  Tenente Coronel Médico Alfredo Augusto Pereira dos Santos, ainda um modesto Hospital.

À 22 de Agosto de 1978, na Direção do Sr Major Médico Eugênio Streliaev foram inauguradas as obras de construção e ampliação dos Apartamentos, Centro-Cirúrgico, Capela, Ambulatório, Same, Laboratório e Maternidade. 

A partir do ano de 2008, foi iniciado um processo de desenvolvimento e reestruturação da área física hospitalar, através da reforma e modernização de todas as unidades de internação, num total de 50 leitos, além da construção de uma rampa de acesso com abrigo para facilitar o embarque e desembarque dos usuários, além da adequação de banheiros para deficientes físicos.

Ainda com relação à estrutura física e equipamentos, nesse período foi adquirido um Arco cirúrgico, mesas cirúrgicas, modernos carros anestésicos, novos equipamentos para o setor de odontologia, ar condicionado, televisão e frigobar para todos os quartos, além de outros modernos equipamentos para o centro cirúrgico.

Numa visão moderna, buscamos nesse período a qualificação dos servidores policiais, civis e terceirizados, buscando humanizar os serviços prestados aos nossos usuários.

Além disso, através de convênio com a Fundação Brigada Militar, ocorreu a terceirização dos serviços de laboratório, imagem e diagnóstico, com empresas instaladas dentro de nossa estrutura física, visando propiciar um melhor atendimento a nossos usuários.

Brigada Militar