Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formatura de Aposição das Platinas nos novos cadetes da Brigada Militar

Publicação:

Formatura de Aposição das Platinas nos novos cadetes da Brigada Militar
Formatura de Aposição das Platinas nos novos cadetes da Brigada Militar

Na tarde desta segunda-feira (19/04), foi realizada a formatura de Aposição das Platinas nos novos cadetes da Brigada Militar.
A cerimônia contou com a presença Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Vanius Cesar Santarosa, o Diretor do Departamento de Ensino Tenente Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, o Sub Diretor Tenente Coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, o Comandante da Academia de Polícia Militar Tenente Coronel José Carlos Pacheco Ferreira.
A formatura de hoje de hoje tem um marco histórico para a vida dos novos cadetes e para a Brigada Militar que este ano irá completar 184 anos de existência. Os alunos oficias ao ingressarem pelo portão principal da academia de Polícia Militar, onde estão localizadas as salas de aula, efetivamente irão iniciar o Curso Superior de Polícia Militar, sendo que neste ato irão receber as primeiras platinas do curso.
A antiguidade dos alunos oficiais é identificada através de suas platinas do fardamento, sendo colocadas sobre elas, as luvas do curso superior de polícia militar, que neste ato serão colocadas as platinas. O castelo representa o ensino na polícia militar. A estrela, símbolo de todas as polícias militares, aliam a nobreza da missão da polícia militar e o destaque de suas atividades em prol da garantia do cumprimento das leis. As listras horizontalmente (barretas) dispostas correspondem ao ano de curso ou semestre.
Diante deste momento tão esperado por todos trazemos alguns trechos do relato da aluna oficial Debora Morais da Rocha, da sua experiência vivida durante a primeira semana de adaptação no CSPM. “Durante o voo, um sentimento de alegria e gratidão inundou os corações. Avistar o rio Guaíba e toda a grandiosa extensão daquelas águas doces. O estádio Beira-rio visto de cima em tamanha suntuosidade, sobrevoar a Arena do Grêmio, a vila Cruzeiro, ter o privilégio de visualizar locais onde muito em breve iremos atuar em policiamento. Neste momento, as lagrimas escorreram pelo rosto! A emoção de estar no curso, no campo, dentro daquela aeronave, passando por todas as instruções para se tornar um capitão da Brigada, tudo isto veio à tona. Um filme passou pela cabeça, o pensamento elevou-se a Deus e lembrei-me dos familiares, cônjuge, amigos, todos aqueles que deram tanto apoio, durante a longa espera desses três anos para a realização de um sonho. A gratidão não cabia no peito. O oficialato era um sonho, a Brigada uma grandiosa instituição, e aquele sobrevoo materializava todas essas emoções.”

Brigada Militar