Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Espadim Tiradentes é entregue a 43 futuros capitães da BM

Publicação:

Espadim Tiradentes 2024 2026
Espadim Tiradentes 2024 2026

Na manhã deste sábado (1/12), a Brigada Militar realizou a cerimônia de entrega do Espadim Tiradentes aos 43 alunos-oficiais do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) 2024/2024. A cerimônia ocorreu no Estádio General Cypriano, dentro do complexo do Departamento de Ensino da BM, em Porto Alegre.

Os cadetes que receberão o Espadim Tiradentes nesta solenidade iniciaram suas atividades em 24 de junho de 2024 e constituem a 86ª turma do Curso Superior de Polícia Militar, o qual objetiva formar os futuros oficiais comandantes de tropas da Brigada Militar, proporcionando a eles conhecimentos interdisciplinares, teóricos e práticos, que viabilizem a excelência no exercício das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, missões constitucionalmente atribuídas à Brigada Militar.

Ao término do curso, os cadetes serão promovidos ao posto de capitão do Quadro de Oficiais de Estado Maior e obterão o título de bacharéis em Ciências Militares — ênfase em Defesa Social, estando aptos ao exercício de suas atividades profissionais em defesa da sociedade gaúcha.


O espadim é o símbolo máximo dos alunos-oficiais e significa honra e dignidade. Foi instituído pelo Decreto Estadual 7.123, de 9 de julho de 1956. Em sua lâmina, traz gravada a expressão em latim “Pro lege vigilanda”, que, em português, significa “Para a vigilância da lei”. Durante o curso, os espadins permanecem sob a guarda intransferível dos cadetes e na ocasião da formatura serão substituídos pela espada de oficial. A arma leva o nome do mártir da Inconfidência Mineira, alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes –, patrono das polícias do Brasil.

Brigada Militar