Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escola de Educação Física (EsEFBM)

esef

O Centro de Educação Física e Desporto – CEFID foi criado por meio do decreto estadual nº 23.246, em 13 de agosto de 1974, e foi instalado no ginásio de esportes construído pelo Estado para realização de jogos universitários, prédio que, após as competições acadêmicas, foi doado para a Brigada Militar pelo governador do Estado do RS, Ildo Meneghetti.

No dia 02 de outubro de 2017 o telhado do ginásio foi parcialmente destruído durante um temporal em Porto Alegre. Desde então a Escola de Educação Física executa suas atividades junto ao complexo do Departamento de Ensino, situado na rua Aparício Borges, nº 2001, bairro Partenon.

Atualmente denominada como Escola de Educação Física da Brigada Militar (EsEFBM), está subordinada ao Departamento de Ensino com a missão de planejar, dirigir e executar as competições esportivas na Corporação, bem como a execução de cursos e estágios especializados.

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2021 foi realizado o “I Seminário COPPAFI”, que teve a participação de 150 servidores, integrantes da Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Instituição. Durante o seminário foram realizadas palestras com os temas Nutrição Esportiva; Fisiologia do Exercício; Treinamento de Força e Normativa Interna 3.3. O evento contou, ainda, com oficinas práticas de corrida, treinamento funcional e mobilidade.

Neste ano, será realizado o V Curso de Instrutor de Saúde Física para oficiais no período de 15 de agosto a 21 de outubro, com 560 horas aulas. A instrução é desenvolvida pela EsEFBM e supervisionada pelo Departamento de Ensino.

A Escola de Educação Física da Brigada Militar tem papel relevante na formação dos policiais militares, atuando nas instruções de Saúde Física desenvolvidas nos cursos de formação e habilitação, além de ser responsável pela aplicação das avaliações físicas para os concursos internos.
Durante esse 48 anos, já foram realizados seis cursos de formação, sendo dois de monitores para sargentos e quatro de instrutores para oficiais, reforçando a importância que o desenvolvimento das atividades físicas têm para a saúde dos servidores, além de ser instrumento de auxílio para preservação da saúde mental dos nossos Militares Estaduais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola de Educação Física - EsEFBM
Endereço: Rua Coronel Aparício Borges, n° 2001, bairro Glória, Porto Alegre - RS, CEP 90680-570.
E-mail: esef-sens@bm.rs.gov.br - esefbm@bm.rs.gov.br
Telefone: 51 98512-5445
Comandante: Capitão Josué Flávio Steffen

Brigada Militar