Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Institucional - DE

O Departamento de Ensino da Brigada Militar tem como objetivo coordenar todas as atividades de ensino, treinamento, pesquisa e de acervo cultural da Brigada Militar, sendo o segmento responsável pelo planejamento, coordenação, fiscalização e controle da formação, aperfeiçoamento e especialização de todos os efetivos da Brigada Militar, desenvolvendo diversos cursos na Capital e no Interior, com frequência de servidores da segurança pública, de polícias de outros Estados e do Exterior.



O Departamento de Ensino da Brigada Militar foi criado em 13 de agosto de 1974 e instalado no dia 23 de setembro do mesmo ano, tem sua origem em 1941, com a criação da Diretoria Geral de Instrução que, à época, passou a coordenar as atividades de instrução e ensino na Instituição.

Atualmente o Departamento de Ensino está inserido no quadro organizacional da Corporação enquanto órgão de apoio do nível tático, incumbido de realizar o planejamento, coordenação, fiscalização e controle das atividades de formação, aperfeiçoamento e especialização de oficiais e praças.

Em sua constituição organizacional, o Departamento de Ensino compreende:

- Sede que internamente, estrutura-se em três divisões: Divisão de Ensino e Treinamento (DET); Divisão Administrativa (DAdm) e Divisão de Logística e Orçamento (DLO);

- Academia de Polícia Militar (APM);

- Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS);

- Escolas de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), situadas em Montenegro e Osório;

- Escola de Educação Física (EsEF);

- Instituto de Pesquisas da Brigada Militar (IPBM);

- Museu da Brigada Militar

- Colégios Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), situados em Porto Alegre, Santa Maria, São Gabriel, Passo Fundo, Santo Ângelo, Ijuí e Pelotas.


ESCREVER CURSOS

ESCREVER SOBRE INGRESSO

  • SOLDADO
  • OFICIAL
  • OFICIAL DE SAÚDE 
  • PMT

        O DEPARTAMENTO DE ENSINO DA BRIGADA MILITAR usando o trinômio INOVAÇÃO, OPORTUNIDADE E ANTECIPAÇÃO, compartilha o link abaixo para cadastrar e organizar os instrutores para os cursos que hora se avizinha.


       Só será efetivado sua inscrição ao final, bem como você receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição.


      Inicialmente manifestamos o reconhecimento e agradecimento ao nosso corpo docente, o qual é composto de professores qualificados, competentes e dedicados, saibam que são os senhores (as) que alavancam o conhecimento e a transformação do profissional do cidadão e cada informação transmitida vai de menor ou maior forma transformar o conhecimento em proteção de nossos colegas e de toda a sociedade.

Lembro que a homologação dos Professores\instrutores é de competência do Diretor de Ensino, sendo a ficha a base para a tomada de decisão entre outros fatores como oportunidade e conveniência.

Clique aqui e acesse o Formulário para cadastro.

Brigada Militar