Comando de Polícia de Choque dá início ao 6º CEOC
Publicação:
Na segunda-feira (09/08), o Comando de Polícia de Choque realizou a solenidade de abertura e aula inaugural da 6ºedição do Curso de Especialização em Operações de Choque (CEOC). A cerimônia foi realizada na sede da Fecomércio, em Porto Alegre.
O curso é composto por oficiais e praças da instituição e visa a formação de comandantes de tropa e multiplicadores da doutrina de choque, ou seja, torna os policiais militares aptos a ministrar instruções nos cursos de operações de choque e habilitações para o uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).
O processo seletivo contou com quatro etapas: O Teste de Aptidão Física, o TAF específico (corrida de 5km), testagem de tiro e exame intelectual. A seleção começou com 141 candidatos e após as testagens, apenas 47 militares deram início ao curso, que tem 60 dias de duração em regime de dedicação exclusiva à especialização em operações de choque.
Esta edição do CEOC conta com dois militares da Polícia Militar do Ceará, além de policiais oriundos dos seis batalhões de Choque do Estado, do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2ºBPAT), do 15º Batalhão de Polícia Militar e do 23ºBPM.
Durante o curso, os militares serão submetidos a um período de formação com carga horária de 495 horas-aula, distribuídas nas seguintes disciplinas: legislação aplicada e direitos humanos, uso diferenciado da força e da arma de fogo em Operações de Controle de Distúrbio, planejamento e gestão de operações de OCD, metodologia de ensino e desenvolvimento pedagógico, prática de docência pedagógica, entre outros temas específicos relacionados a operações de controle de distúrbios.
O Comandante do Comando de Polícia de Choque, Coronel André Ilha Feliú, recepcionou e deu as boas-vindas aos alunos. “Precisamos sempre aprimorar os nossos conhecimentos. Desejo a cada militar, que inicia esta jornada do 6ºCEOC, um curso repleto de aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e técnico”, concluiu.
Precursor nas Operações de Choque no Rio Grande do Sul, o Subcomandante Geral da Brigada Militar, Coronel Feoli esteve presente na cerimônia e foi homenageado por sua trajetória na instituição. Em sua fala, Coronel Feoli destacou a importância do treinamento para o emprego efetivo da tropa. “Muitos acham que treinamento é perda de tempo no policiamento, mas não. Treinamento é investimento. Os militares que concluem o curso adquirem a responsabilidade de se tornar multiplicadores das operações de Choque”, ressaltou.
O Coronel Claudio dos Santos Feoli percorreu grande parte de sua trajetória difundindo e sedimentando a doutrina de Controle de Distúrbios. Já atuou como Oficial Superior no antigo Batalhão de Operações Especiais (BOE), foi comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque e, antes de assumir o Subcomando-Geral da Brigada Militar, foi comandante do Comando de Polícia de Choque. Além dos cargos, Coronel Feoli se tornou pioneiro, sendo um dos “Elmos Precursores” quando, em 2006, concluiu o Curso de Controle de Distúrbios Civis ministrado pela Polícia Militar de São Paulo. Sua especialização, aliada a paixão pelas atividades de Choque permitiu, ainda, que Coronel Feoli elaborasse o projeto inicial para a criação do Curso de Especialização em Operações de Choque – nível Multiplicador (CEOC), que foi aprovado e teve sua primeira edição em 2014.
Além do Subcomandante-Geral da BM Coronel Feoli e do Comandante do CPChq Coronel Feliú, estiveram presentes na solenidade: o Comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque Ten Cel Paulo Antônio Flores de Oliveira, Cmt do 6ºBPChq Maj Otemar Maia Bianchini, Cmt do 2º BPChq Maj Rodrigo Alves Kunzler, Cmt do 3ºBPChq Maj Marcelo Domingos Paese e o Cmt do 5ºBPChq Maj Anderson Boeira Wennit.