Brigada Militar lança edital de concurso com 30 vagas para oficiais de saúde
Publicação:

A Brigada Militar divulgou, no Diário Oficial do RS desta quinta-feira (3/4), o edital de concurso público para o preenchimento de 30 vagas do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde. A seleção é direcionada a médicos, cirurgiões-dentistas e veterinários. As inscrições começam ao meio-dia desta quinta e podem ser realizadas até as 17h do dia 7 de maio, pelo site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).
Ao todo, serão 26 vagas para médicos, duas para veterinários e duas para cirurgiões-dentistas. Do total das 30 vagas, 23 serão providas por ampla concorrência e sete são destinadas a cotistas. Entre as vagas para cotas, cinco são para pessoas negras, uma é para pessoas trans e outra, para pessoas integrantes dos povos indígenas.
As 30 vagas estão distribuídas entre 17 especialidades, sendo 14 para médicos, duas para veterinários e a de cirurgião-dentista. Ao todo, são 25 vagas para Porto Alegre e cinco para Santa Maria. A lista completa das especialidades requeridas e as lotações pode ser consultada no Capítulo V do edital.
Entre os requisitos para a inclusão, é necessário ter altura mínima de 1,65m para candidatos do gênero masculino e 1,60m para candidatas do gênero feminino. Os candidatos também deverão possuir curso superior de graduação na respectiva área de saúde e especialização (residência médica) na especialidade médica almejada, reconhecidos por conselho profissional, até a data da inclusão. Não há requisito de idade máxima para concorrer.
A seleção será realizada em quatro fases, sendo elas o exame de capacidade intelectual – que é composto por prova objetiva e prova de títulos –, o exame de saúde, o exame de capacitação física (conhecido como TAF) e uma avaliação física.
A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas. A lista das matérias que serão abordadas pode ser consultada no Capítulo XII do edital.
No exame de capacitação física (TAF), os candidatos do gênero masculino deverão executar cinco flexões de barra, 40 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.500 metros em 12 minutos. Para as candidatas, os requisitos são 20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.100 metros em 12 minutos.
Caso sejam aprovados, os candidatos irão realizar, na condição de alunos-oficiais, o Curso Básico de Oficiais de Saúde (CBOS), que tem duração de, no máximo, 60 dias. Durante a formação, receberão uma bolsa-auxílio no valor de 50% da remuneração referente ao posto de capitão da Brigada Militar.
Após a conclusão do curso, o aluno-oficial, se aprovado, será nomeado capitão do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde, cuja remuneração é de R$ 21.513,44. Além do salário, os futuros capitães médicos também farão jus ao auxílio-refeição, atualmente no valor de R$ 400.
Texto: Ícaro Ferreira/jornalista - servidor civil/PM5-BMRS;
Foto: soldado Luciana Leites/Comsoc Departamento de Saúde