Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CMOBM comemora seu 23° aniversário com inauguração de consultórios odontológicos e memorial da odontologia da BM

Publicação:

WhatsApp Image 2021 01 22 at 11 32 36
22121702-whatsapp-image-2021-01-22-at-11-32-36.jpeg
Por  Texto: Soldado Tamara Moiano/PM5

  Na manhã desta sexta-feira (22/1), ocorreu a cerimônia de aniversário do Centro Médico-Odontológico da Brigada Militar (CMOBM), inauguração dos consultórios odontológicos e inauguração do memorial da odontologia da BM.

  O Centro Médico-Odontológico da Brigada Militar (CMOBM) foi criado através do
Decreto Lei n 38.107, de 22 de janeiro de 1998, e nesta data celebra seus 23 anos de
existência. Atualmente, o CMOBM tem como missão prestar assistência odontológica curativa e preventiva em clínica geral e em outras especialidades da Odontologia, disponibilizando profissionais e consultas nas áreas de Dentística, Periodontia, Endodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Odontopediatria, Saúde Bucal Coletiva e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. O CMOBM também realiza importante papel na prestação de assistência odontológica pericial, realizando Inspeções Bienais e Anuais de Saúde (IBS, IAS), Inquéritos Sanitários de Origem (ISO) na área odontológica, e compõe diferentes modalidades de Juntas de Saúde.

  O serviço prestado pelo CMOBM atinge um público amplo e diverso, contemplando majoritariamente o efetivo dos Órgãos Policiais Militares (OPM) de Porto Alegre e região metropolitana, atingindo também pacientes do interior do estado. É uma unidade de saúde que presta atendimento aos servidores militares ativos e inativos, civis da Brigada Militar e seus dependentes legais. Historicamente, a produtividade do CMOBM atinge cerca de 15 a 20 mil consultas e 50 a 60 mil procedimentos odontológicos realizados por ano.

   A Policlínica Odontológica Central do CMOBM, criada em 22 de junho de 1964 e localizada desde então nas imediações do QCG da Brigada Militar (Rua Sete de Setembro, 372), possui a maior estrutura física da Odontologia da Corporação, com 9 consultórios odontológicos modernos, ampla central de esterilização, sala de Radiologia digital, bem como equipamentos diferenciados como ultrassons, motores endodônticos, equipamentos de laser, bisturi eletrônico, entre outros. A Policlínica Odontológica Central oferece atendimentos diários eletivos e de urgência, realizados de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Além disso, os oficiais do CMOBM compõe o Serviço de Sobreaviso Dentista-Guarnição, realizado 24h no HBMPA.

  Além das atividades clínicas, o CMOBM executa programas preventivos em Odontologia, junto às OPM´s de Porto Alegre e também voltados à comunidade externa, nas Ações Cívico-Sociais (ACISOs). Os programas preventivos têm sido empregados pela Odontologia na Brigada Militar desde o ano de 1984, através do emblemático “PROGRAMA SAÚDE PELA BOCA”. Entre as atividades preventivas vale salientar o programa “BM Amiga da Amamentação”, que tem como meta apoiar e incentivar o aleitamento materno, bem como o Programa de Higiene Bucal, que tem como proposta ensinar as crianças da Família Brigadiana técnicas de escovação e de uso do fio dental. Estes programas são desenvolvidos por oficiais e praças do CMOBM na creche “Tio Chico” da Brigada Militar, além de ações em outras OPM´s e junto à comunidade externa.

  Em seu discurso, a Chefe do CMOBM, Major Mirta agradeceu a valorização e o opoio do Comando da Instituição e a Diretoria do Departamento de Saúde à Odontologia da Brigada Militar. "Hoje possuímos uma infraestrutura de alta qualidade para um atendimento e uma demanda crescente do público-alvo, incluindo bombeiros militares e seus dependentes", frisou a Oficial do Quadro de Saúde.

  Em sua fala, o Comandante-Geral da BM, Coronel Mohr salientou que seu comando é guiado por dois pilares: modernização e a humanização. Para ele o Departamento de Saúde e o Centro Médico-Odontológico da BM são exemplos desses dois pilares. "É um trabalho extraordinário exercido por esses profissionais e todos estão de parabéns", afirmou.

  Prestigiaram o evento, o Comandante-Geral da BM, Coronel Rodrigo Mohr Picon, o Diretor do Departamento de Saúde, Coronel Igor Wolwacz Júnior, o Tenente-Coronel Dentista do Departamento de Saúde Régis Reche, o dentista homenageado com o memorial, Tenente-Coronel RR Itaboraí Revoredo Kunert , a Chefe do CMOBM, Major Dentista Mirta Margareth Samuel, entre outras autoridades Militares e Civis.

Brigada Militar