Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caxias do Sul fecha 2019 com redução em índices criminais

Publicação:

BM Caxias do Sul
BM Caxias do Sul

A Brigada Militar de Caxias do Sul vem trabalhando em diversas frentes para alcançar redução nos índices de criminalidade na cidade.

O 12º Batalhão de Polícia Militar e, mais recentemente, o 4º Batalhão de Polícia de Choque, inaugurado em novembro de 2019, alcançaram números significativos de redução em relação ao ano de 2018.

Em 2018 os roubos de veículos somavam 595 ocorrências, enquanto no ano passado houve 460 casos, uma redução de 23%.

Os casos de furto do tipo abigeato, crime que, geralmente, ocorre nas zonas rurais, apresentaram uma redução substancial de 52%, passando de 58 para 28 casos.

Roubos a estabelecimentos comerciais, financeiros e de ensino também foram significativos: diminuíram 46%. Em 2018 foram 172 ocorrências, enquanto no ano passado foram 93.

No caso dos homicídios, que em 2018 vitimaram 96 pessoas, esse número reduziu para 78.

Caxias do Sul também registrou menos 15% no número de arrombamentos em comparação com o ano anterior.

A redução nos indicadores se atribui ao trabalho dos policiais militares, que têm realizado ações preventivas e repressivas.

Os PMs têm concentrado seus esforços em barreiras policiais que buscam tirar de circulação armas, drogas e criminosos, além de operações.

A cidade também recebeu um novo Batalhão de Choque para ter condições de oferecer uma resposta ágil e adequada da polícia frente à ocorrências como roubos a banco e outras que requerem uma resposta imediata e especializada.

EMBM/PM5

Texto: Sargento Sabrina Ribas

Brigada Militar