Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cachorro atropelado é resgatado por policias militares e devolvido a sua dona

Publicação:

Policias Militares, durante Operação Golfinho, salvam cão atropelado
Policias Militares, durante Operação Golfinho, salvam cão atropelado

   Na manha do dia 31 de Dezembro de 2020, os soldados Prates e Mieres, integrantes da equipe de reforço na Operaçao Golfinho em Arroio do Sal, depararam se com um cão atropelado em via publica no Balneario Rondinha. Após contatado que no município não havia um local para encaminhar o animal para tratamento médico adequado, os policiais militares recolheram o animal ferido ao quartel da Brigada Militar e iniciaram as buscas por especialistas com o objetivo de agilizar o atendimento emergencial.

  Diante disso, os policiais contaram com o apoio do Veterinario do Municipio Sr Jeronimo Maroso,  o qual voluntariamente examinou e medicou o cão, ora batizado pelos policiais como “Xico”. Considerando a gravidade dos ferimentos do cão e de posse do receituário, os policiais solidariamente arrecadaram os valores necessários para as medicações que foram aplicadas pelos próprios policiais pois o XICO ainda estava no quartel. Além dos medicamentos, o cão necessitava ser submetido a exames para verificar se havia fraturas. O médico veterinário que estava prestando atendimento voluntariamente indicou uma clinica especializada em Torres e diante dos laudos dos exames realizados, foi constatado que o animal apresentava fratura no quadril e em uma das patas, sendo necessário ser submetido a uma cirurgia.

  Como os policiais militares não tinham o valor necessário para custear o exame e a cirurgia, iniciaram as buscas por grupos ou organizações civis que pudessem ajudar. Os srs Everson Rodrigo Pichani e a Sra Cristiane Paludo, integrantes do Grupo dos Au-AMIGOS DA PARCINHA, tiveram conhecimento da situação e organizaram uma campanha de arrecadação financeira para a cirurgia de XICO, junto as ONG POR MAIS EMPATIA e ONG PATAS E FOCINHOS, sendo totalizado o valor para a cirurgia.

  Para a surpresa de todos, na manha desta terça-feira, dia 12 de janeiro, após divulgações nas redes sociais, a Sra. Mara Iones Zisko, proprietária do animal chamado carinhosamente pelos policiais militares como Xico, reconheceu seu amigo e deslocou ate o quartel da Brigada Militar de Arroio do Sal, palco de um reencontro muito emocionante entre a Sra. Mara e seu cão conhecido então por “Kiko”.

  Assim, com a dedicação dos policiais militares do município de Arroio do Sal, do médico veterinário voluntário Sr. Jerônimo e toda a comunidade local que apoiou foi possível proporcionar ao animal acolhimento, atendimento médico veterinário adequado. Quando já iniciavam o processo para buscar um lar para o cão após o procedimento cirúrgico a proprietária veio busca-lo para retornar para casa.
Um final feliz para o cão que esteve 12 dias acolhido no quartel sob os cuidados dos policiais militares que não mediram esforços para auxiliar em sua recuperação. 

 O Kiko já realizou a cirurgia e esta se recuperando no seu lar. A Brigada Militar agradece imensamente o apoio e parceria da comunidade envolvida, demonstrando a integração e sentimentos de solidariedade e empatia.

Brigada Militar