Brigada Militar realiza treinamento à profissionais da imprensa em caso de situação de disturbios civis
Publicação:

Na terça-feira (16/11), os policiais militares do Comando de Polícia de Choque (CPChq), promoveram uma instrução aos profissionais da ARFOC-RS (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado), a palestra tratou-se de um treinamento para a atuação em grandes eventos e manifestações sociais.
Com 27 participantes, a instrução foi dividida em teoria e prática e teve o objetivo de esclarecer dúvidas quanto a atuação da polícia de choque e orientar os profissionais a maneiras de se mobilizar de maneira resguardada, a fim de desenvolverem um trabalho seguro.
Na primeira parte, foram apresentados conceitos das atividades de operações de choque, tais como estrutura do Comando de Polícia de Choque, Legislação Aplicada à Função e Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).

Na segunda parte, os participantes tiveram demonstração dos Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e foram submetidos ao manuseio e execução do uso dos dispositivos e presenciaram a simulação de abordagem de uma equipe da Companhia de Patrulhas Especiais.
O Comandante do CPChq, Coronel André Ilha Feliú, recepcionou os repórteres e ressaltou a importância da aproximação entre a Brigada Militar e a imprensa.
“O nosso objetivo é desmistificar o conceito de que imprensa e polícia são lados opostos. Estas ações garantem a boa execução do nosso trabalho e a segurança do trabalho dos profissionais da comunicação.”

Para o Presidente da ARFOC/RS, Rodrigo Ziebell, é necessário que os repórteres e os policiais conheçam o trabalho um do outro, para que haja a padronização na atuação e o respeito mútuo durante as manifestações.
“Estes eventos são sempre um ambiente hostil, é difícil para a polícia identificar quem é ou não baderneiro, sem que haja uma identificação. O nosso objetivo é justamente esse: estreitar os laços para que possamos atuar juntos.”

Ao final das atividades, os associados receberam um Certificado de conclusão e uma moeda da Brigada Militar, e os instrutores foram agraciados com Certificado e uma lembrança.
A Brigada Militar agradece a ARFOC-RS pelo empenho em conhecer o trabalho dos policiais militares da polícia de choque e a dedicação a busca de executar um trabalho com excelência.