Brigada Militar realiza solenidade do Curso de Formação de Instrutores do PROERD

Solenidade capacita mais de 35 Policiais Militares com carga horária de 110 horas/aula

1
Solenidade do Curso de Formação de Instrutores do PROERD celebra também o Dia dos Professores

Nesta sexta-feira (15/10), a Brigada Militar realizou a solenidade do Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Igrejinha, junto com a celebração do Dia dos Professores.

O curso de Formação de Instrutores do PROERD (Edição/2021) foi realizado sob a supervisão da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório e tem o objetivo de tornar os policiais militares em educadores sociais. Para isso, os militares estaduais são capacitados para exercer seu papel na estratégia de polícia comunitária da corporação, com especial aplicação nos currículos da educação infantil e anos iniciais, 5° e 7º anos do ensino fundamental.

Policias Militares certificados no Curso de Formação de Instrutores do PROERD

Os novos policiais militares do PROERD terão função importante a partir do próximo semestre, em especial junto aos municípios em que prestam seus serviços na atividade de policiamento ostensivo. Com esta atividade, reforçarão as estratégias de políticas sociais de prevenção, oportunizando orientações seguras para crianças e jovens da comunidade escolar.

Vale ressaltar que, desde a implantação do PROERD no Rio Grande do Sul, em 1998, a Brigada Militar alcançou a marca significativa de mais de 1 milhão e quatrocentas mil crianças, jovens e adultos abrangidos e mais de oitocentos instrutores formados.

Quem esteve presente no evento para agraciar os instrutores do PROERD foi o Matheus, o jovem da cidade de Gravataí, que decidiu ir para São Paulo conhecer a namorada virtual. No entanto, acabou que a jovem não o encontrou e acabou ficando sozinho na rodoviária. O rapaz lembrou de um policial militar gaúcho, o Soldado Ávila, que fora seu instrutor do PROERD ainda na infância e pediu ajuda. E foi desta situação triste que surgiu uma rede de apoio e amizade incrível entre o Matheus entre a PM de São Paulo e a Brigada Militar. Na oportunidade a Capitã Lígia Alves dos Santos Silva, da PMSP, que frequentou o curso, recebeu emocionada as homenagens do jovem Mateus e do Sd Ávila. A Oficial foi fundamental para o socorro a ele na capital Paulista.

7
Encontro entre o ex-aluno do PROERD, Matheus, a Capitã Lígia Alves dos Santos Silva e o Soldado Ávila
00:00:00/00:00:00

Encontro de ex-aluno do PROERD, com instrutores

Encontro entre ex-aluno do PROERD, Matheus, Capitã Lígia Alves dos Santos Silva, da Polícia Civil de São Paulo, e Soldado Ávila, da Brigada Militar

Em meio a uma formatura com momentos emocionantes, o 2° Sargento Tulio Figueiró, além de presenciar o ingresso do filho, o Soldado William Figueiró, nas fileiras da Brigada Militar, também teve neste momento o privilégio de acompanhar a conclusão e realizar a entrega do certificado de Instrutor do PROERD, função que o mesmo desempenha há mais de 20 anos.

00:00:00/00:00:00

2° Sgt Tulio Figueiró entrega certificado de Instrutor do PROERD para seu filho Sd William Figueiró

O Proerd (Programa educacional de resistência às drogas e à violência), que teve sua origem no programa DARE (Drug Abuse Resistance Educacion). Iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998. Crédito: Brigada Militar

Para prestigiar a formatura e agraciar os novos instrutores do PROERD no Dia do Professor, estiveram presentes: Prefeito Municipal de Três Coroas Alcindo Azevedo, o Presidente da Câmara de Vereadores Igrejinha Willian da Silva Procksch, o Prefeito Municipal de Igrejinha Leandro Horlle, o Comandante do CRPO Serra Cel Alexandre Brite da Silva, Coordenador Estadual do PROERD, Comandante do CRPO do Vale do Taquari Ten Cel João Airton Iaruchewiski, Ten Cel Cilon Freitas da Silva, Coordenador do Curso PROERD 1ª edição 2021, Major Gyovanni Bortolini Machado e demais autoridades.