Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar realiza segunda edição do Programa Anjos

Publicação:

Na foto está o Coronel Santarosa sentado em uma cadeira em frente a uma tela de computador. Ao fundo as bandeiras do Brasil e Rio Grande do Sul
Comandante-Geral da BM, Coronel Santarosa

  Na manhã desta segunda-feira, dia 19, às 11h, foi realizada a segunda edição do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos, através de conferência online. O curso faz parte do Programa Anjos, criado no ano de 2020 com objetivo de promover maior cuidado com a saúde mental dos Militares Estaduais.

  Participaram do evento a Chefe da Seção Biopsicossocial, Major médica Denise Alves Riambau Gomes, Diretor do Departamento de Ensino, Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, o Diretor do Departamento de Saúde da Brigada Militar, Coronel Igor Wolwacz Junior e o Comandante-Geral que proferiu a aula inaugural e

  O Programa Anjos foi pensado tendo o Policial Militar formado no curso como um verdadeiro “anjo”, para ser uma referência e apoio mais próximo, auxiliando o efetivo para que fique atento aos sinais de adoecimento e que saiba onde buscar ajuda. Hoje, a Corporação conta com psicólogos em 9 cidades e com psiquiatras nos Hospitais da Brigada Militar de Porto Alegre e Santa Maria. Conforme o Comandante-Geral da BM, Coronel Santarosa, o curso funciona como uma imersão em saúde mental. Através dos conhecimentos e habilidades adquiridos no programa, os policiais militares terão uma importante tarefa: cuidar da saúde mental da tropa. “Muitas vezes, os nossos profissionais têm receio de procurar ajuda por inseguranças em relação ao que irão pensar, mas é importante podermos identificar essas doenças em sua fase prematura. Em razão disso, o programa foi pensado com uma figura central, o facilitador, para ser uma referência mais próxima na tropa” comentou o Comandante-geral, Coronel Santarosa.

  A primeira turma de facilitadores concluiu o curso em 17 de novembro de 2020, com 137 aprovados, lotados em diferentes Órgãos Policiais Militares da Brigada Militar. Com isso, existem representantes do Programa Anjos em mais de 50 cidades, contemplando todos os Departamentos e Comandos Regionais da Brigada Militar. A segunda turma, de 178 alunos, sendo eles 60 oficiais e 118 praças, inicia nesta segunda-feira, dia 19. Estes policiais militares, que passaram por criteriosa seleção, virão a somar a esse grupo de facilitadores para ampliar a rede de proteção pensada para diminuir o sofrimento mental e melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores.

  Além dos participantes do curso e autoridades, a aula inaugural, da segunda edição do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos, contou com a presença dos alunos-soldados em formação para conhecerem mais sobre o programa e compreenderem a importância deste tema para a corporação. A estimativa é de mais de 600 policiais militares e alunos participaram da aula inaugural, o que amplia a mensagem e a importância desse cuidado da Instituição com seus Militares e Funcionários Civis.

Brigada Militar