Brigada Militar realiza Operação Piracema 2023/2024
Publicação:

Nesta terça-feira (10/10), equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram Operação Piracema 2023/2024 - fiscalização e combate à pesca ilegal e predatória.
Na bacia hidrográfica do Rio Uruguai, o defeso da Piracema, período de reprodução dos peixes, iniciou em 1º de outubro e seguirá até 31 de janeiro de 2024. Durante esse período não é permitida a pesca com o uso de redes, tarrafas, espinhéis, molinetes. Também não é permitido a pesca com barco a motor, inclusive para pescadores profissionais, que nesse período recebem o seguro-defeso, pago pelo Governo.
Em Campinas do Sul, os policiais militares realizaram o patrulhamento aquático e localizaram, instaladas, ilegalmente no rio, 150 (cento e cinquenta) metros de redes de pesca. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.
Já em Ronda Alta, na Barragem do Rio Passo Fundo, a equipe do 3º BABM encontrou, fixados no ambiente aquático, 500 (quinhentos) metros de redes de pesca, não foi possível identificar os responsáveis. Peixes das espécies Carás, Jundiás e Traíras, que estavam presos às redes, foram devolvidos ao rio.
No Rio Santa Rosa, os policiais militares realizaram patrulhamento embarcado tendo como foco a fiscalização e combate à pesca ilegal, no período de defeso da fauna ictiológica.
Todos os petrechos localizados foram apreendidos e serão incinerados.
Comando Ambiental
"O Braço Verde da Brigada Militar"