Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar intensifica ações preventivas e repressivas no Dia D da Operação Elo de Proteção

Orientações sobre os canais de denúncia, importância do apoio comunitário e o papel da Patrulha Maria da Penha

Publicação:

6 BPM viatura
Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar no Dia D da Operação Elo de Proteção - Foto: 6 BPM

O Dia D da Operação Elo de Proteção, que é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, foi marcado pelas diversas ações realizadas por meio das Unidades da Brigada Militar, nessa quinta-feira (21/08). Os objetivos da Operação, em andamento, incluem apurar denúncias de crimes de violência doméstica e familiar contra as mulheres, cumprir mandados de prisão e busca e apreensão relacionados a esses crimes, priorizar a remessa de inquéritos policiais ao Poder Judiciário e promover ações educativas para informar a população sobre canais de denúncia e medidas protetivas. A seguir, confira alguns destaques da movimentação registrada pela Brigada Militar no Estado.  

Encontros e palestras

Dupla de policiais militares femininas pintam um banco vermelho
Brigada Militar participa da inauguração dos bancos vermelhos em municípios - Foto: 39 BPM

Em Canoas e Nova Santa Rita, o 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) reforçou a importância da prevenção, do acolhimento às vítimas e denúncia dos agressores, através de palestras em escolas. A Patrulha Maria da Penha do 33º BPM, com abrangência em Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio, participou de reuniões e encontros, além da fiscalização e acolhimento às vítimas, reforçando o compromisso diário com a proteção e a vida das mulheres. Em Caxias do Sul, a Patrulha Maria da Penha do 12º BPM ministrou palestra no Núcleo Integrado de Políticas Públicas (NIPP). Com o foco na divulgação das formas de proteger as vítimas, foram repassadas orientações sobre os canais de denúncia, a importância do apoio comunitário e o papel da Patrulha Maria da Penha na garantia da segurança das mulheres. 

Com abrangência em Vacaria, Lagoa Vermelha e Sananduva, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), destacou o encontro com a jovem Diovana, portadora de Síndrome de Down e autismo. Ao longo dos anos, enfrentou e venceu batalhas contra doenças, como covid-19 e meningite. A visita, realizada pela Patrulha Maria da Penha, não foi de fiscalização nem de ocorrência; foi um gesto de carinho, aproximação e reconhecimento. Diovana, simboliza resiliência e inspira todos à sua volta, inclusive os policiais da Brigada Militar. Durante o encontro, foram entregues kits de higiene pessoal, arrecadados em parceria com o Ministério Público, além de uma camiseta e uma touca da Brigada Militar para a jovem e seu irmão.

O 39º BPM realizou fiscalizações de medidas protetivas de urgência, fez visitas às vítimas já acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha e realizou abordagens de conscientização junto à comunidade. Além disso, participaram da inauguração do banco vermelho em São Pedro das Missões e São José das Missões. 

Sala de aula lotada de estudantes. Ao fundo, uma policial militar ministra uma palestra e aparecem slides expostos no quadro.
Palestra em escola de Canoas - Foto: 15 BPM

A Patrulha Maria da Penha do 6º BPM, na área de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, realizou abordagens preventivas e ações educativas. Além disso, a Patrulha vem efetuando ações repressivas em apoio a medidas protetivas de urgência, resultando em averiguações e encaminhamentos ao sistema judiciário quando necessário.

Blitz educativa

Em Santana do Livramento, a Patrulha Maria da Penha do 2º RPMon realizou uma Blitz educativa em parceria com o Centro de Referência da Mulher, visando divulgar e conscientizar os motoristas sobre os direitos das mulheres. A abordagem informou a respeito dos tipos de violência que mulheres são acometidas com mais frequência, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

O 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) realizou blitz de conscientização contra a violência doméstica e familiar com a Patrulha Maria da Penha e o efetivo do policiamento ostensivo. O objetivo foi mostrar o trabalho da Patrulha, destacar formas de proteção às mulheres e os canais de denúncia disponíveis para a comunidade. Essa iniciativa visa ampliar a conscientização e reforçar a rede de apoio às vítimas de violência na região. A área de atuação abrange Capão da Canoa, Tramandaí, Xangri-Lá, Torres, Terra de Areia, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Imbé, Itati, Três Forquilhas, Mampituba, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara.

Na capital gaúcha, o 1º BPM realizou ações preventivas, educativas e repressivas, reforçando o compromisso da Brigada Militar com a defesa da vida, da dignidade humana e da proteção dos mais vulneráveis. As ações relativas ao Dia D acontecem durante o mês de agosto, chamado Agosto Lilás, quando ocorrem campanhas de Combate à Violência contra a Mulher em todo Brasil. Mas, a prevenção e a repressão aos tipos de violência que acometem mulheres e grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos e o público LGBTQIA+, são contínuas. Em caso de emergência, ligue 190.

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil da PM5/BM

Fotos: Unidades da BM 

Brigada Militar