Brigada Militar inaugura CRPOs Hortênsias e Nordeste

Unidades serão responsáveis pelo policiamento ostensivo em 42 municípios do RS

Brigada Militar inaugura CRPOs

Em cerimônias realizadas na tarde desta sexta-feira (28/6), em Gramado e Vacaria, a Brigada Militar inaugurou os novos comandos regionais de polícia ostensiva das Hortênsias e do Nordeste do Rio Grande do Sul. Os eventos foram prestigiados por autoridades como o governador Eduardo Leite, o secretário-adjunto de Segurança Pública, Mário Ikeda, além do Comando da BM e autoridades das duas regiões.

Ao todo, as duas unidades serão responsáveis pelo atendimento a 42 municípios do estado, sendo 11 sob responsabilidade do CRPO Hortênsias e 31 com atendimento do CRPO Nordeste. Os comandos regionais foram criados por meio do Decreto 57.060, de 15 de junho de 2023.

O CRPO Hortênsias é composto pelo 1º Batalhão de Áreas Turísticas (1º BPAT), com sede em Gramado, e pela 2ª Companhia Independente, localizada em Taquara. O coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos assume o posto de comandante regional. Já o CRPO Nordeste tem como unidades subordinadas o 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), sediado em Vacaria, e a 3ª Companhia Independente, situada em Nova Prata. O coronel Luís Fernando Becker é o comandante regional.

O governador Eduardo Leite, que participou da cerimônia em Gramado, destacou o trabalho integrado na área de segurança pública como marca da sua gestão. “Com embasamento em dados e evidências na nossa definição das estratégias e diretrizes, identificamos a necessidade de avançar na direção da criação de novas unidades na segurança pública. Por isso, tenho certeza de que vamos obter ainda melhores resultados pela frente. Estamos agindo com foco, estratégia e disciplina e vamos chegar aonde desejamos”, afirmou.

Em sua fala na cerimônia de Vacaria, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, exaltou a cultura local e sintonizou à particularidade do novo comando regional. “Na fronteira com Santa Catarina, Vacaria e o Nordeste do estado, regiões de forte identidade tradicionalista, são a porteira do Rio Grande. Com isso, temos a particularidade de que este CRPO será mais uma estrutura com especial dedicação à defensa das nossas fronteiras, com repercussão direta na segurança de toda a região Sul do Brasil”, explicou.

Os novos comandos regionais foram instalados no contexto da implantação das novas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) no Rio Grande do Sul. O objetivo das Risp é sistematizar o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil, viabilizando áreas geográficas coincidentes de atuação. A ideia é fortalecer o trabalho conjunto na área de segurança pública, fomentando o compartilhamento de informações, o acompanhamento de indicadores e de ocorrências e o atendimento às peculiaridades regionais.

Em abril, já havia sido inaugurado o CRPO Norte, com sede em Erechim. Após as inaugurações desta sexta-feira, a Brigada Militar ainda vai realizar a instalação dos novos comandos regionais Delta do Jacuí, em Alvorada, e Extremo-Oeste, com sede em Uruguaiana. Quando a estrutura estiver completamente implementada, a Corporação contará com 21 comandos regionais de polícia ostensiva.