Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão da unidade

Brasão do 39ºBPM

I – BRASÃO DE ARMAS DO 39º BPM

a) Descrição:

 Formato do escudo: português boleado; com virol em corda trançada nas cores verde, vermelho, amarelo e azul; Cortado: o primeiro: partido em banda (o primeiro de verde, o segundo de vermelho e o terceiro de ouro). Sobre o conjunto, as pistolas de Clark, de sua cor. Sob as pistolas, o numeral "39", de prata. O segundo: Uma coxilha tendo, à direita um sol nascente, de ouro, e à esquerda uma Palmeira, de sua cor. Entre os dois elementos, um curso d'agua, de azul, correndo em direção à ponta do escudo. Na parte externa do escudo, uma orla, de azul, carregada de 19 castelos, de prata, abertos de negro.

Sob o escudo, um listel de prata contendo a inscrição "29 de Dezembro de 2005", de negro.

b) Atributos Brasonáveis:

1. forma do Escudo: Adotou-se o escudo português boleado, por sua ligação com nossa cultura e tradição;

2. esmaltes e Metais: Ouro, ou amarelo: Possui significado que, na heráldica, refere-se à generosidade, à força, à riqueza e à grandeza; Negro, ou preto: constância, prudência e abnegação; Azul ou blau: lealdade, verdade, justiça e temperança; Vermelho, ou goles: magnanimidade, benignidade e desprendimento; Verde, ou sinopla: esperança, alegria, serviço e respeito; Prata: pureza, integridade, firmeza e obediência.

3. figuras e peças: apresenta o escudo Português, Boleado, com borda na cor azul, cortado em banda: a primeira composto de três subdivisões nas cores: Verde, Vermelho e amarelo, representando as cores da Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, as pistolas de Clark em ouro, representam a Polícia Militar, e o numeral é o designativo da Unidade; na partição inferior, uma coxilha de verde, onde aparece ao fundo um sol nascente, indicando a esperança e a renovação. A palmeira representa a cidade-sede da Unidade, e o curso d'agua os recursos naturais. Na parte externa do escudo, uma orla, em azul, carregada de 19 castelos, de prata, abertos de negro, que representam os 19 (dezenove) municípios que compõem a Unidade. O listel em prata com detalhes em negro traz a data de criação em negro, do Decreto que criou o 39º BPM.

brasao do 39BPM (.docx 53,69 KBytes)

Brigada Militar