Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BOLETIM SANITÁRIO Nº 02/GGC-COVID19 Data 18 de março de 2020

Porto Alegre, 18 de março de 2020

Publicação:

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE CORONAVÍRUS (COVID-19)

A BRIGADA MILITAR ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE INFORMA:
É importante e eficaz evitar aglomeração de pessoas em ambiente fechado e sem ventilação constante, ratificando as orientações de prevenção para este momento visto que as recomendações serão reavaliadas a cada 48 horas:

1. SINAIS E SINTOMAS:
a. FEBRE: temperatura igual ou maior do que 37,8°C;
b. FALTA DE AR;
c. CORIZA, ESPIRRO, OBSTRUÇÃO NASAL, TOSSE, DOR DE GARGANTA;
d. DIARREIA;
e. CANSAÇO E DOR MUSCULAR.

2. O QUE FAZER?
No caso de o Militar Estadual apresentar os sintomas descritos acima, deverá procurar sua FSR ou Pronto Atendimento do HBMPA ou HBMSM para avaliação médica. Nessa avaliação será decidido sobre indicação da coleta para testagem do Coronavírus, conforme normas do Ministério da Saúde. A combinação de FEBRE + SINTOMAS RESPIRATÓRIOS é que torna o paciente SUSPEITO. Casos com apenas sintomas respiratórios leves SEM FEBRE serão considerados menos prováveis para infecção pelo Coronavírus, e a conduta será particularizada, conforme avaliação do médico da FSR.
Nos locais onde não há visita médica na FSR todos ou dias, e que ficam distantes dos Hospitais da Brigada Militar, os MEs com sintomas devem procurar o seu médico assistente, o posto de saúde municipal ou a UPA, para fins de avaliação médica, coleta ou não para testagem do Coronavírus, conforme indicação e, obtenção de atestado médico para afastamento do serviço.
As FSRs lançarão, inicialmente, 07 dias de LTS para os casos considerados suspeitos/em investigação, estando sujeitos a reavaliação após término de LTS. Serão aceitos atestados médicos via expresso dos P1 das unidades da BM para as respectivas FSR e JPMSH relativos a afastamentos de até 07 (sete) dias dos pacientes com sintomas e/ou em investigação para coronavírus.


3. ORIENTAÇÕES GERAIS
Os MEs assintomáticos que tiveram contato com pessoas com sintomas não necessitam de afastamento do trabalho. Se há contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado, a recomendação é o teletrabalho, em domicílio, conforme DECRETO Nº 55.115, de 12 de março de 2020. Deverão procurar atendimento médico somente se desenvolverem sintomas.

4. AOS MILITARES ESTADUAUS COM SINTOMAS SUSPEITOS:
Alertamos sobre os SINAIS DE POSSÍVEIS GRAVIDADES e a importância de procurar o Pronto Atendimento do HBMPA ou HBMSM ou emergência do hospital local o paciente com sintomatologia de gripe ou resfriado, com febre, independente de histórico de viagem, e que:
a. Seja idoso ou;
b. Portador de doença crônica ou;
c. Apresentar falta de ar ou;
d. Febre alta persistente ou;
e. Dor ventilatório dependente ou;
f. Piora progressiva do estado geral.

Entretanto, nos demais casos, as evidências indicam que provavelmente os sintomas se resolvem espontaneamente. Isolamento domiciliar, repouso e hidratação são o melhor tratamento.

5. ORIENTAÇÕES PARA ISOLAMENTO DOMICILIAR DE PACIENTE SUSPEITO OU CONFIRMADO
a. Deixar o paciente em quarto individual e bem ventilado (sempre que possível);
b. Manter uma distância mínima de pelo menos 1 metro do paciente;
c. Não dormir na mesma cama que o paciente;
d. Familiares devem fazer uso de máscara cirúrgica sempre que no mesmo ambiente do paciente, sendo necessário trocá-las sempre que úmidas ou com secreção;
e. Se necessário contato físico do familiar com o paciente, a luva de procedimento deve ser sempre utilizada e as roupas do familiar trocadas após contato;
f. Itens que devem ser de uso exclusivo do paciente (não misturar com os demais): escovas de dente, cigarros, talheres, louças, panos, roupas de cama, bomba de chimarrão, etc;
g. Limpeza dos talheres e louças: devem ser lavados com sabão ou detergente e água;
h. Limpeza das roupas: devem ser lavadas com sabão e água de forma manual ou com máquina de lavar. Se utilizar máquina de lavar, deixar em temperatura de 60-90ºC (sempre que possível);
i. Limpar os ambientes com desinfetante de uso domiciliar contendo hipoclorito de sódio (água sanitária);
j. Manter os resíduos do paciente em sacola separada dos demais membros da família;
k. Transporte (somente se necessário):
? Paciente deve utilizar máscara cirúrgica;
? Evitar transporte público;
? Se necessário andar de veículo privado, manter as janelas abertas.

A duração do isolamento deverá ser 14 dias desde o início dos sintomas ou antes se liberação médica.

Fonte: Departamento de Saúde da Brigada Militar.

Brigada Militar