Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar inaugura comando regional em Uruguaiana

Comando Regional de Polícia Ostensiva Extremo Oeste irá abranger 16 municípios do Estado

Publicação:

Imagem mostra autoridades perfiladas
Comando faz parte da implantação das novas Regiões Integradas de Segurança Pública no Rio Grande do Sul - Foto: Soldado Tiago Vieira/PM5

O novo Comando Regional de Polícia Ostensiva Extremo Oeste (CRPO/EO) foi inaugurado neste sábado (17/8), em Uruguaiana. Com abrangência em 16 municípios, a sede fica localizada na rua Antônio Monteiro, nº 3272 - Bairro São Miguel. O evento contou a presença do governador Eduardo Leite, do secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda, do comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli e demais autoridades civis e militares.  

O governador Eduardo Leite destacou os investimentos e a importância da união das forças de segurança para a redução dos índices de criminalidade. “A primeira razão de um governo é a segurança. É fundamental que as pessoas possam ter a clara percepção de que o Estado está presente, garantindo a segurança com o policiamento ostensivo. Fizemos um programa de reforma da máquina pública, que nos permitiu ter condições financeiras para promover a maior incorporação de efetivo, inverter a curva descendente e passar a aumentar para atender melhor diversas regiões”, afirma.

Instituído pelo Decreto Nº 57.060/23, o novo comando regional foi instalado no contexto da implantação das novas Regiões Integradas de Segurança Pública no Rio Grande do Sul. O objetivo é sistematizar o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil, viabilizando áreas geográficas coincidentes de atuação. A ideia é fortalecer o trabalho conjunto, fomentando o compartilhamento de informações, o acompanhamento de indicadores e de ocorrências e o atendimento às peculiaridades regionais.

“A instalação do Comando do Extremo Oeste da Brigada é um importante avanço na compatibilização com a 4 e a 21 Regional da Polícia Civil, facilitando o trabalho integrado”, destacou o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda.

O comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli, também salientou as ações estratégicas do combate ao crime organizado. “O foco na atuação integrada e o olhar dedicado no atendimento às particularidades regionais são elementos fundantes desse novo momento da segurança no Extremo Oeste do Estado”.

O CRPO/ EO tem em sua composição o 5° Regimento de Polícia Montada, com sede em Santiago, o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, de Uruguaiana e o 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, de São Borja, os quais são estruturados em esquadrões, companhias, pelotões e grupos de polícia militar. O comandante regional da unidade será o coronel André Luiz Stein.

Estrutura do Comando Regional de Polícia Ostensiva Extremo Oeste:

  •  5° Regimento de Polícia Montada – Sede em Santiago

Municípios: Santiago, São Francisco de Assis, Capão do Cipó, Unistalda, Itacurubi, São Vicente do Sul, Mata, Jaguari e Nova Esperança do Sul. Comandante: Tenente-coronel Eldo Amaral Franco.

  • 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, sediado em Uruguaiana

Municípios: Uruguaiana, Alegrete, Barra do Quaraí e Manoel Viana. Comandante Interino: Major Paulo Afonso Martins Pereira Júnior.

  •  2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, sediado em São Borja

Municípios: São Borja, Itaqui e Maçambara. Comandante: Tenente-Coronel Hélio dos Santos Júnior.

 Texto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

Brigada Militar