BM e PMSC lançam operação divisa integrada em Torres

Viaturas e efetivo reunidos em um grande pátio com cobertura central
Lançamento da Operação Divisa - Foto: Sd Vieira / PM5

A Brigada Militar e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançaram a Operação Divisa Integrada, na manhã da sexta-feira (12/5), em Torres, no Parque do Balonismo.

A Operação foi planejada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul em conjunto com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para cooperação técnica e operacional entre as PMs, especialmente contra crimes interestaduais e transnacionais. Além do Litoral Norte, a BM realizará a Operação Integrada em outras regiões do estado.

Os subcomandantes-gerais da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, e da PMSC, coronel Alessandro José Machado, pronunciaram-se no lançamento da Operação. O coronel Douglas afirmou que os indicadores criminais no RS e SC são mantidos sob controle. "Esta é uma operação estratégica no Sul do país para alavancar resultados e mostrar a grandiosidade do trabalho policial militar para o resto do Brasil", falou o coronel Douglas.

Por sua vez, o coronel da PMSC, disse que a união de forças minimiza problemas. "Esta operação é um momento único nas Forças de Segurança do Brasil", destacou. O prefeito em exercício de Torres, Fábio Amoretti, expressou confiança que a integração das Polícias torna as cidades, estados e país mais forte.

Entre oficiais da BM estavam os comandantes do CRPO Litoral, tenente-coronel Humberto; Comando Rodoviário, coronel Pereira Martins; 2º BPAT, major Leonardo (respondendo pelo comando); 3ª CiaPM/2º BPAT e respondendo pela Cia de Torres, capitão Selva. Da Polícia Militar de SC participaram os comandantes do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel Vilson; 19ºBPM, tenente-coronel Zanette; chefe Operacional da PMSC, tenente-coronel Inácio; os chefes do Estado-Maior e da Central de Emergência do 6º CRPM, tenentes-coronéis Ronaldo e Cichella.

A Operação Divisa Integrada está sob a liderança do comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Humberto, e pela BM conta com efetivos do 2º BPAT, BOPE, CRBM e apoio do Batalhão de Aviação. As ações policiais integradas vão acontecer em Torres e em municípios gaúchos e catarinenses próximos desse.

ComSoc / CRPO Litoral
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil