Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em rápida resposta, Brigada Militar e Polícia Civil resgatam casal sequestrado em Gravataí e prendem suspeitos

Ações integradas resultaram na rápida prisão dos criminosos e na inviabilização do sequestro

Publicação:

Foto mostra uma viatura parada com o giroflex ligado em uma avenida. Mais à frente, movimentação de pessoas e um carro branco parado.
Ação envolveu equipes do policiamento ostensivo e ações integradas de inteligência - Foto: soldado Pedro Morch/PM5

A Brigada Militar e a Polícia Civil localizaram, no início da tarde desta quarta-feira (26/3), um casal que havia sido vítima de sequestro na última terça (25), em Gravataí. As vítimas foram resgatadas em uma residência no bairro Vila Palmeira, em Santo Antônio da Patrulha.

O casal havia sido vítima de roubo mediante sequestro no bairro Parque do Itatiaia, em Gravataí. Durante a ação, criminosos armados invadiram uma propriedade das vítimas, renderam os presentes e roubaram um veículo, que posteriormente foi localizado em Porto Alegre.

Após a saída dos sequestradores com o casal, as testemunhas conseguiram se soltar e acionaram, por volta das 12h30, a Brigada Militar. Durante o período em que estiveram sob o domínio dos criminosos, foi exigido um valor de resgate.

Durante o decorrer do dia, ações de inteligência realizadas entre unidades da Brigada Militar (CRPO Delta do Jacuí, CRPO Litoral, 17º BPM, 8º BPM e Agência Central de Inteligência) e da Polícia Civil (Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Delegacia de Roubos e Equipe Antissequestro) culminaram na prisão de um primeiro envolvido no crime, um homem de 24 anos, no bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha. Em seguida, um homem de 24 anos e uma mulher de 23 anos foram presos no Parque Marechal Rondon, no mesmo município.

Posteriormente, após novas diligências e ações integradas de inteligência, com apoio de equipes do policiamento ostensivo, foi possível identificar o endereço de indivíduos diretamente ligados ao crime. No bairro Parque dos Anjos, em Gravataí, um homem, de 19 anos, e uma menor de idade, de 15 anos, foram detidos.

Em decorrência das prisões realizadas durante a terça-feira, os criminosos que mantinham o casal de reféns abandonaram o cativeiro, deixando as vítimas presas. Na manhã desta quarta, três testemunhas localizaram as vítimas em uma residência que estava fechada e havia sido usada pelos criminosos e acionaram a Brigada Militar, que resgatou o casal.

As vítimas foram encaminhadas pela equipe da BM a uma UPA para atendimento médico e verificação do estado de saúde. Em seguida, foram para a Delegacia Regional de Gravataí, onde se reencontraram com a família. O local do cativeiro foi isolado para perícia criminal. O caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil.

Brigada Militar