Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar convoca 38 candidatos aprovados em concurso para capitão

Publicação:

Juramento dos alunos oficiais
Juramento dos alunos-oficiais - Foto: Sd Andressa Rufato - PM5

A Brigada Militar convocou, no Diário Oficial desta quarta-feira (5/6), 38 candidatos aprovados em concurso público de nível superior da Corporação. Os convocados, caso sejam aprovados na análise de vida pregressa, estarão aptos a realizar o Curso Superior Policial Militar (CSPM), que dá acesso à patente de capitão da Instituição.

Os novos cadetes foram aprovados, em sua maioria, no concurso público para capitão que foi publicado em 2018. Do total, 31 são homens e sete são mulheres. Todos são formados em direito, que é condição para o ingresso na carreira do oficialato superior da Corporação.

O CSPM tem duração de aproximadamente 2,5 mil horas-aula. Durante a percurso pedagógico, que será realizado pelo Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, os cadetes estudarão cerca de 60 disciplinas e passarão por estágios operacionais. Entre os componentes do currículo, estão técnicas de policiamento, defesa pessoal, direito penal militar, processo penal militar, saúde física policial militar, entre outros.

Próximos passos – Os convocados deverão, de 6 a 17 de junho, acessar o sistema de concursos do site da BM (https://concursos.bm.rs.gov.br/login) e clicar no botão “Acesso Portal de Inclusão”, no qual realizarão cadastro. A próxima etapa é a realização da sindicância da vida pregressa. Para realizá-la, os aprovados deverão comparecer à sede do Departamento Administrativo (DA) da Brigada Militar, na Av. Coronel Aparício Borges, 2199, Partenon, Porto Alegre-RS, no dia 24 de junho, às 8h30 (recomenda-se antecedência de 1 hora). Na ocasião, serão entregues as documentações e comprovações para posse e inclusão como militares estaduais na BM. As informações completas podem ser obtidas a partir da página 82 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul desta quarta-feira (5/6/2024).

--

Texto: jornalista Ícaro Ferreira/servidor civil/PM5

Brigada Militar