Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM combate a criminalidade na Zona Rural de Viamão

Entre as inúmeras vantagens do georreferenciamento, está a aplicação da ferramenta no contexto da segurança pública

Publicação:

Policiamento georreferenciado na Zona Rural de Viamão
Policiamento georreferenciado na Zona Rural de Viamão - Foto: Sd Damires - Comunicação Social 18°BPM
Por Sd Damires - Comunicação Social do 18° BPM

O 18° Batalhão de Polícia Militar (18°BPM) segue atuando diariamente no combate à criminalidade na Área Rural da maior Cidade, em extensão territorial, da região metropolitana da Capital.

O Município possui 1.301,9 km² de Área Rural. Antes do projeto de georreferenciamento, a localização geográfica das propriedades rurais do Município eram identificadas através de informações imprecisas, como estradas, pontes, cursos d'água e outros pontos de referência que identificam o local.

A partir da implementação do georreferenciamento, é possível identificar os limites e dimensões reais, bem como a localização exata de cada imóvel rural, através do levantamento topográfico do local com tecnologia de ponta. Os imóveis, cujos proprietários aderiram ao projeto, receberam um código alfanumérico que foi cadastrado pelos policiais militares em um aparelho GPS (Global Positioning System) e que, posteriormente, receberam uma placa opcional com os dígitos e as coordenadas geográficas do imóvel.

Entre as inúmeras vantagens do georreferenciamento, está a aplicação da ferramenta no contexto da segurança pública, aliando-a ao combate da criminalidade no meio rural, reforçando o planejamento estratégico nas ações policiais e patrulhamento. O policiamento rural georeferenciado permite maior celeridade no atendimento de ocorrências, obtendo melhores informações sobre a localização de imóveis e melhores rotas de deslocamento, poupando o tempo de busca pelo endereço e otimizando a proteção dos moradores da área rural de Viamão.

Brigada Militar