Após mais de 11 horas, onça-parda é resgatada em Vacaria

Foto mostra uma onça-parda em cima de um galho de árvore.
Animal foi avistado por moradores em cima de uma árvore

No início da tarde desta segunda-feira (29/5), por volta das 14h25, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM) de Vacaria, realizou o resgate de uma onça-parda que estava em área urbana no município.

Os moradores do bairro Jardim dos Pampas avistaram o felino em cima de uma árvore. A Brigada Militar, por meio do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM) e o 3º BABM, e o Batalhão de Bombeiros Militar de Vacaria iniciaram o monitoramento do animal silvestre.

O local foi isolado, e as equipes receberam o apoio da Guarda Municipal. Durante a noite, um médico veterinário da Universidade de Caxias do Sul chegou ao local para auxiliar no resgate, realizando a contenção do animal com dardos de sedativos.

Foto mostra onça desmaiada em cima de uma balança no chão
Resgate da onça foi concretizado já na madrugada desta terça (30)

A RGE Energia esteve no local para desligar a energia elétrica, visto a proximidade dos fios da rede com a árvore em que se encontrava o felino. Por volta da 1h30, desta terça-feira (30/5), os policiais militares do 3º BABM dispararam os dardos tranquilizantes, e as equipes resgataram o animal. A onça-parda foi atingida pelo sedativo, pulando em um galho que se quebrou, vindo a cair no chão. O felino ainda tentou correr, porém as equipes lançaram redes e, com um cambão, fizeram a contenção do animal.

O Puma concolor tem peso de 27 quilos e é um jovem macho. Ele foi encaminhado para a avaliação veterinária e, após, será solto em seu habitat natural.

A ação de resgate só foi possível com o trabalho e empenho de várias Instituições: Brigada Militar, por meio do 3º BABM e do 10° BPM; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Vacaria; Defesa Civil; SEMA; UCS; RGE e veterinários e biólogos voluntários de Vacaria e Região.

Texto: sd Favaro/Comsoc 3º BABM