Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comemoração dos 34 anos das Operações Especiais no Estado do Rio Grande do Sul

Publicação:

café bope
café bope.png - Foto: Patrícia Sigaran
Por Comunicação Social BOPE

    Na manhã de terça-feira (4/4), ocorreu o café em comemoração ao aniversário de 34 anos das Operações Especiais no Estado do Rio Grande do Sul.
    O evento foi realizado no Hotel Nacional Inn Porto Alegre, no Centro da cidade. E contou com a presença do Secretário de Segurança Pública Sr. Sandro Caron, do Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel Cláudio dos Santos Feoli, demais amigos, Comandantes e autoridades.
      As Operações Especiais da BM iniciaram sua jornada no ano de 1989, com a criação do Comando Tático-9, unidade embrião do atual BOPE.
    Desde o seu início, realizaram-se 15 Cursos de Operações Especiais, que entregaram para a Instituição 133 operadores, conhecidos dentro da comunidade brasileira de Operações Especiais como os “Caveiras”.
     Na história recente, tivemos um marco que foi a criação do BOPE, que elevou o então Grupo de Ações Táticas Especiais para condição de Unidade operacional especializada, autônoma e subordinada diretamente ao Comando da Instituição.
      Nesta reestruturação, além da estrutura operacional já existente do GATE, agregaram a autonomia administrativa que possibilitou o crescimento da gestão dos sistemas institucionais de controle de recursos humanos e logísticos e, mais importante, a criação da Agência de Inteligência do BOPE, que impulsionou a principal mudança na plataforma operacional e no portfólio de produtos especializados que a nova Unidade começou a entregar para a BM e para a Sociedade. Para as instituições policiais que servem as sociedades da era da informação e da informática, exige-se que suas estruturas de Operações Especiais entreguem soluções credibilizadas por questões legais e éticas, sem efeitos colaterais indesejados.
     Com isto, o BOPE deixou de ser uma estrutura operacional unicamente reativa, para outra que agregou tantos outros produtos que miram na antecipação e prevenção aos crimes violentos. O BOPE se multiplicou.
     Além disto, as Operações Especiais da Brigada Militar tornaram-se uma importante ferramenta de ensino e especialização do nosso efetivo. Juntamente com o Departamento de Ensino, entregou novos cursos operacionais, destacando-se o Curso Básico de Sobrevivência Policial e Atendimento Pré Hospitalar em Combate, que já colheu seus frutos, salvando vida de policiais feridos por disparos de armas de fogo em confrontos.
    Toda esta constante evolução doutrinária, que é um dos momentos das Operações Especiais, deveu-se aos nossos antecessores, que construiram e nos ensinaram o caminho do crescimento maduro e audaz. A eles, a nossa continência e o nosso brado: “CAVEIRA”!

”E que nunca envergonhemos nossa fé, nossas famílias e nossos camaradas.”

Comentários

Brigada Militar