Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançada a campanha #abracequemteprotege da Funperacchi, no QCG da BM

Publicação:

F2
13171804-f2.jpeg

Na Segunda-feira (13/09), em Porto Alegre, a Fundação Walter Peracchi de Barcellos, através do Presidente Coronel Marcos Paulo Beck, lançou a Campanha #abracequemteprotege, no auditório do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar.

Participaram do lançamento da campanha, o Comandante-Geral da BM, Coronel Vanius Cesar Santarosa, o Presidente da Fundação, Coronel Marcos Paulo Beck, o Chefe da PM5, Tenente Coronel Cilon, a Vereadora de Porto Alegre, Tenente Coronel Nádia, o diretor da Asofbm, Tenente Coronel Jorge Alvorcem, Major Diego Franco, o Chefe de Gabinete, Gabriel Gularte, o Conselheiro e diretor da Funperacchi, Coronel Jarbas Vanin. As psicólogas Marianne Salvador, Alexandra Martinez, familiares e atores que contribuíram, voluntariamente, na peça.

 

Durante o lançamento o Coronel Marcos Paulo Beck falou sobre a Fundação e a importância da prevenção ao suicídio. "Reverter esse quadro, reduzindo o número de suicídio entre as Corporações e o objetivo da campanha e da Fundação".

 

A Fundação Walter Peracchi de Barcellos de Proteção Social da Família Militar teve o seu estatuto alterado, de acordo com o presidente e deverá abranger a totalidade da família militar, de Soldado a Coronel, familiares e pensionistas militares. Contudo, o trabalho também se estenderá a associados civis, especialmente àqueles vinculados às carreiras da segurança pública.

 

O Coronel Beck reforçou que desde  de 2018, a Fundação vem buscando formas de alertar a sociedade e o meio político para o “gravíssimo mal que assola os Militares gaúchos, o suicídio, que é quatro vezes maior que a do número geral de suicídios no Brasil e o dobro do índice do RS".

 

O Comandante-Geral da BM, Coronel Vanius Cesar Santarosa relatou que a prevenção ao suicídio, vem aumentando cada vez mais na Corporação, tanto que soldados estão sendo treinados, no programa Anjos, para reconhecer os sinais das doenças mentais. De acordo com uma pesquisa que ainda está em formatação pela Corporação, as causas que levam ao suicídio, geralmente, é por origem passional e baixa tolerância à frustração. O Comandante-Geral fortaleceu a importância da iniciativa da Fundação e disse que já está sendo agilizado um processo de cedência de outra casa, localizada ao lado da atual sede da Funperacchi para ampliar o espaço de atendimento de prevenção às doenças mentais.

 

A campanha foi lançada com a exibição de uma peça, gravada na Casa de Cultura Mario Quintana. A partir de hoje, até o dia 17/09 palestras com psicólogos, estarão acontecendo, a partir das 14 horas, no Auditório do Quartel do Comando-Geral. Na outra semana serão realizadas Blitz nas principais avenidas de Porto Alegre.

Brigada Militar