Abertura dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil
Publicação:
Na tarde desta segunda-feira (27/3), ocorreu a cerimônia de abertura dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares. O campo do Estádio General Cipriano foi preenchido pelos cadetes que participarão dos jogos, que ocorrerão ao longo da semana. Participaram da cerimônia 11 delegações de 8 estados diferentes.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, do subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares e do chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, além do diretor do Departamento de Ensino, tenente-coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, e do comandante da Academia de Polícia Militar, tenente-coronel Tales Américo Osório, entre outras autoridades civis e representantes das demais instituições militares.
Durante a cerimônia, a chama olímpica foi acesa, simbolizando o início dos jogos.
O Comandante da Academia de Polícia Militar proferiu um discurso exaltando a importância dos jogos. Segundo ele, após 30 anos, a instituição está sediando novamente essa importante competição e que o grande objetivo dos jogos é fortalecer os laços de amizade e unidade entre as polícias e bombeiros militares, além de propiciar aos cadetes uma oportunidade única de conhecerem outras instituições e seus integrantes.
O Comandante-Geral da Brigada Militar discursou dizendo que “com certeza honraremos o título a que este estado ostenta de ser hospitaleiro e acolhedor”.
Após, ocorreu o desfile das Delegações das academias de Polícias e bombeiros militares de todas as regiões do país.
Ao final, para abrilhantar a solenidade de abertura, a Banda da Ajudância-Geral realizou apresentação musical.
Na sequência, para encerrar o evento, o CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, realizou apresentação tradicionalista para demonstrar o culto às tradições gaúchas aos convidados presentes.
Sem dúvida, os Jogos Acadêmicos das Polícias Militares representam uma oportunidade ímpar para a integração e o fortalecimento da união entre as diferentes instituições.