Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 31º BPM

1.CRIAÇÃO DA 5ª CIA INDEPENDENTE

  Criado no decreto de Lei de nº35. 592 do dia 04  de outubro no governo do Exmo Dr. Alceu de Deus Colares, determinado a instalar-se através da portaria nº18 do dia 17 Abril 1997, assinada pelo Sr Comandante Geral da Brigada Militar Cel Dilamar Vieira da Luz, tendo com Secretário da Segurança Publica o Exmo  Sr Dr. Jose Fernando  Cirne Lima Einchenberg.

 Instalou-se definitivamente em 12 de Maio de 1997. A 5ª companhia Independente (5ªCia Ind.) teve como seu primeiro comandante o Major Luis Ademir Filereno, e o Estado Maior constituído pelo Capitão Marcelo Gregório de Sá Verlindo e pelos 1ºTen Marcelo Couto de Souza e Telmo de Antoni. A 5ª Cia Ind , desmenbrou-se do 15ºBPM – Canoas – quando era denominada Destacamento Especial de Guaíba. Quando ainda pelotão pertenceu o comando dos seguintes batalhões : 3ºBPM. 5ºBPM, novamente 3ºbpm em por fim 15ºbpm , transformando-se em Dst Esp permanecendo subordinado  a esse ultimo.

 A 5ª Cia Ind, abrange os Municípios de Guaíba (Sede), Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana. Quando da instalação da 5ª Cia Ind, sei efetivo existente era : 01 Maj. 01 Cap. 02 Ten. 09 Sgt. 16 Cb. 85 Sd. Contando  ainda também 09 praças do do CVMI(Corpo de Voluntários Militares  Inativos). A partir da instalação da 5ºCia Ind., passou a subordinar-se diretamente ao CPA/6 com sede no município de São Leopoldo, cujo o titular na época era o Cel Jose Luis  Gregis.

  As Origens da unidade remontam a 1946, quando foi criado o Grupo de Policia Militar ligado ao 4º Regimento de Policia Montada (Regimento Bento Gonçalves) de Porto Alegre com Efetivo de 01 Cabo e 06 soldados. Logo a seguir em 1947 passou a subordinar  ao 1º Batalhão de Policia Militar de em Porto Alegre, já com efetivo de 01 Sargento, 02 Cabos e 13 Soldados, sob o comando do 2ºSgt Celestino  Alves.

 Com o passar dos anos ainda no nível de grupo de Policia Militar teve a sua subordinação alterada passando a estar ligado  em 1961 ao 3º Regimento de policia Montada de PELOTAS. Em 1962 , a 3º Batalhão de Policia Militar , em Porto Alegre, ocasião em que foi transformado em Pelotão de Policia Militar.

No ano de 1973 passou a a estar subordinado ao 5º Batalhão de Policia Militar de MONTENEGRO, em 1981  novamente ao 3ºBPM, agora com sede em NOVO HAMBURGO, e no mesmo ano, ao 15ºBPM  de CANOAS.

Na ocasião da instalação da Unidade sua área de ação compreendia os municípios de Guaíba, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Sertão Santana e Mariana Pimentel.

Da nova articulação operacional  estabelecida pelo Decreto 38.107 e efetivado pelo decreto 38.108 ambos de 22 Janeiro de 1998 passa chamar –se “ COMPANHIA DE GUAIBA”

O Comando da Brígada Militar  editou a Portaria nº037 de 13 de Abril de 1998, fixando a data de 25 de Junho de 1998 para efetivar-se a alteração de subordinação , ligando-se a partir deste dia  ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo de Área Metropolitana na ocasião comandado pelo Coronel Arlindo Bonete Pereira ficando sua área  de ação restrita ao município de Guaíba ocasião em que possui no seu efetivo: 01 Major, 2 Capitães, 03 Tenentes, 01 Subtenente,   06 Sargentos, 11Cabos e 47 Soldados.

  No ano de 2001 em 28 de Maio, foi criado o Comando de Policiamento de Metropolitano – CPM – sendo extinto o CRPO-AM, ao qual a Companhia de Guaíba era subordinado ate então. Com criação do CPM, passaram a subordinação da Cia de Guaíba os Pelotões de Eldorado do Sul  e Triunfo.

 

Conforme Portaria nº199, da Secretaria da Justiça e da Segurança, a unidade passou a denominar-se DESTACAMENTO ESPECIAL DE GUAIBA, sendo desligados os pelotões de Triunfo e Eldorado do Sul, os quais passaram a serem subordinados diretamente ao CPM. Assumiu o Comando do DEG  o Tenente Coronel JOÃO NIVALDO DUARTE, ficando o então como comandante e Maj VESULE , como SubComandante.

 Em 21 de Agosto de 2002, após nova mudança estrutural de a Brigada Militar, o Destacamento Especial de Guaíba passou a denominar-se 31º Batalhão de Policia Militar, dentro de nova articulação administrativa e operacional da Brigada Militar.

Em 16 de outubro 2003, foi aprovada no Diário Oficial do Estado nº201 conforme Decreto Estadual  nº42586.  De 15 de  Outubro de 2003,  do Exmº Sr Governador do Estado do Rio Grande do Sul a Indicação do Coronel Francisco de Paula Fernandes como Patrono da unidade.

Atualmente o 31° Batalhão de Policia Militar é subdividido em duas Companhias, sendo a sede da 1° Cia na Cidade de Guaíba, constituída por 4 Pelotões sendo o 1°, 2° e 3° Pelotões Operacionais e o Pelotão de Operações Especiais. E a 2° Cia compreende as cidades da Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana.

  É uma área que compreende aproximadamente dois mil duzentos e um Km², com uma população aproximada de cento e cinquenta e um mil setecentos e trinta e sete habitantes, com características de centros urbanos e área rural cujos desafios na diuturna tarefa de prestar segurança com eficiência, compete a todos os integrantes do nosso 31° BPM.       

Em 22 de Janeiro de 2004 foi criado o Comando Regional de Policiamento Ostensivo Centro Sul, através do Decreto nº 42852, sediado em Guaíba e abrangendo 11(onze) municípios da região da Costa Doce e Carbonífera, sendo oi seu Comandante o Cel João Nivaldo Duarte, não sendo instalado devido ao fato de ainda possuir local específico para sua administração.

 

Em 22 de Maio de 2004, ocorreu mudança da sede do Batalhão para as antigas instalações do Fórum de Guaíba, passando a ocupar o andar de baixo do prédio, ficando a administração do CRPO/CS no andar de cima. O antigo prédio da unidade passou a ser ocupado pelo Pelotão de Operações Especiais da Unidade.

 

Em 27 de maio de 2004, às 0900 horas foi instalado em definitivo o Cmt do CRPO/CS, deixando o 31ºBPM de pertencer ao COM e passando a integrar efetivamente o novo Comando. Com a instalação do novo CRPO/CS o 31ºBPM passou a ter responsabilidade por 06(seis) municípios: Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Barão do Triunfo, e finalmente, Guaíba, sede do Btl.

Brigada Militar