Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar celebra seus 183 anos de história

Publicação:

183 anos BM
183 anos BM
Por Sd Cecilia/PM5.
00:00:00/00:00:00

Aniversário de 183 anos da BM

Confira em uma seleção de fotos um pouco da história destes 183 anos que a Brigada Militar comemora em 2020. Crédito: Sargento Everton Ubal

Acontece, hoje, quarta-feira (18), a Formatura Geral do aniversário de 183 anos da Brigada Militar. Durante a solenidade serão entregues medalhas a militares e civis que contribuem com o desenvolvimento da instituição. A programação conta, ainda, com uma missa de Ação de Graças para renovação de esperanças e homenagem àqueles que faleceram em cumprimento do dever. 

Em memória dos três soldados:
- Marciele Renata dos Santos Alves
- Liliane Silveira Quintana
- Tiago da Costa Ramos
“O trabalho perfeito é servir”, o trecho da canção da Brigada Militar descreve o norteador da nossa missão. Ao completar seus 183 anos, a instituição celebra seus feitos e evoluções, conquistados pelos militares e comunidade em geral.
Com o passar dos anos, um novo parâmetro de gestão policial, que visa um vínculo permanente de confiança e lealdade com núcleos da sociedade, foi estabelecido, mantendo um padrão de serviços condizente às demandas prementes da comunidade.
Começamos com a Patrulha Maria da Penha, que completou 8 anos de implantação, está presente em 97 municípios e faz parte da Rede Estadual de Enfrentamento e Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência e Promoção da Autonomia das Mulheres – Rede Lilás.
Em complemento, visando a interação com as comunidades, na garantia do pleno exercício da cidadania, contamos com os programas de Polícia Comunitária: Base Móvel Comunitária e Patrulha Escolar Comunitária. Também em atenção à criança e ao adolescente, existe o Proerd.
Além dos programas permanentes da instituição, a Brigada Militar conta com a Campanha Solidária, que consiste em uma série de ações que procura divulgar e incentivar a comunidade brigadiana e demais cidadãos a fim de realizarem doações nas mais diversas ações em prol do próximo. São elas: Cabelos de aço; Sangue Brigadiano; Apoio a campanha nacional de doação de leite humano; Apoio a campanha estadual do agasalho; Doação de alimentos; entre outras.
A instituição intensificou, também, as ações de enfrentamento e prevenção de crimes por meio de estratégias de fiscalização e operações com utilização de efetivo especializado com suporte de inteligência policial. Alguns exemplos destas são: Operação Inpulsa, Hórus, Império da lei II, “Marias”, entre outras que resultaram em prisões, apreensões e reduções de índices no ano de 2020.
A Brigada Militar celebra e valoriza o constante desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento de suas atividades em conjunto e benefício da comunidade em geral.



Brigada Militar