Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Histórico do 9° BPM

ANTIGA SEDE DO 9º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
ANTIGA SEDE DO 9º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Em 12 de agosto de 1955, nasceu a “la cia de Policiamento”, a qual recebeu o nome de " Pedro e Paulo", cuja denominação se constituiu numa homenagem ao santo padroeiro do Rio Grande do Sul, São Pedro e São Paulo.

Seu 1º Comandante foi o então Cap PM Octávio Frota, que em 27 de fevereiro de 1956, lançou oficialmente este moderno serviço de policiamento em duplas, sendo comandada essa ação pelo então 2° Tem Clóvis Antônio Soares, com o seguinte juramento: " Prometo lembrar sempre que sou um policial em serviço e a sociedade vê em mim um guardião da ordem”, tornando-se assim o embrião dos serviços policiais da Brigada Militar nos moldes em que é realizado hoje.

Por decreto do Exmo. Sr. Governador do Estado, sob o nº 20.320 de 10 Jun 1970, passou a chamar-se de 9º BPM " Batalhão Voluntários da Pátria". O 9º BPM é a unidade responsável pelo policiamento na área central da cidade, englobando os principais órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais.

A 1ª Companhia de Policiamento, ficou sediada no quartel do 3º Batalhão de Caçadores. O quartel era a antiga residência de Veraneio da Baronesa do Gravataí, localizado às margens do Lago Guaíba, onde hoje se situa a Avenida Praia de Belas, no número 800.

Primeira Sede do Batalhão
Primeira Sede do Batalhão

Brigada Militar