Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Relatório Social BM 2019

relatório social bm 2019
Relatório social BM 2019

CABELOS DE AÇO

A Campanha Solidária da Brigada Militar consiste em uma série de ações que procura divulgar e incentivar a comunidade brigadiana e demais cidadãos a fim de realizarem doações nas mais diversas campanhas em prol do próximo.

A primeira ação realizada em 2019 foi a Cabelos de Aço, lançada em março. Teve como ato inicial um evento onde brigadianas voluntárias doaram mechas de seus cabelos ao-vivo e foram transmitidas e divulgadas por vários meios de comunicação e veículos de imprensa.

Cada fio de cabelo perde até cinco centímetros ao ser costurado na peruca. Por isso se estabelece um tamanho mínimo de mais de dez centímetros cada mecha para poderem ser aproveitados sem que seja totalmente comprometido o fio inteiro.

Foi assim que a soldado Eline Witt do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2°BPAT) arrecadou 57 mechas. Foi dela a frase usada diversas vezes nas publicações referente a Cabelos de Aço das Brigadianas: Doar é um gesto de amor.

As mechas doadas são utilizadas na confecção de perucas para pacientes que estão em tratamento de câncer. Foram tantas mechas arrecadadas que em junho daquele ano, foi realizado um evento com o objetivo de entregar um montante do total de 357 mechas para instituições que tratam ou dão apoio a pacientes em tratamento da neoplasia.

Receberam as doações o a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Instituto da Mama (Imama) e Instituto do Câncer Infantil.

Até hoje, os diversos batalhões da BM espalhados por todo Rio Grande do Sul seguem recebendo doações tanto da comunidade quanto dos próprios policiais militares e suas famílias.

Ao findar 2019 foram contabilizadas 1.679 mechas doadas. Salientando que a Brigada Militar recebeu diversas mensagens nas redes sociais de pessoas que parabenizaram a campanha e foram incentivadas por ela. Sempre orientadas a entregar as suas mechas em instituições nas cidades em que residem.

 

AÇÃO SANGUE BRIGADIANO

Citamos no início que a Campanha Cabelos de Aço foi a primeira a ser realizada, mas outras formas de solidariedade já são adotadas pela Brigada Militar há muitos anos.

Um exemplo é a segunda edição da Campanha Solidária de 2019 que ocorreu em abril: Sangue Brigadiano.

Por dia várias mensagens de pedidos de doação de sangue chegam até a instituição. Seja por cartinhas entregues pessoalmente nos quartéis, pedido via redes sociais, e-mail, ligações. A Brigada Militar sempre divulga os pedidos por meio do expresso que é o e-mail utilizado para divulgação de informações para o público interno da corporação.

Quando ocorrem os Cursos de formação de soldados a cada seis meses vários micro-ônibus com alunos-soldados das escolas saem com destino aos Hemocentros e Hospitais para realização da coleta das doações de sangue.

Portanto não é possível mensurar em dados quantas doações de sangue já foram realizadas pelos policiais militares e a comunidade que se sente incentivada a doar a partir de nossas campanhas.

Em sistema interno da BM onde são inseridas informações referentes a quantidades de doações, consta como o total de 1.309 doações de sangue no último ano.

Essas doações ajudaram até 5.250 pessoas, média de 4 pessoas beneficiadas a cada doação de sangue.

Hemocentros e hospitais do RS receberam as doações.

 

 

AÇÃO DE APOIO A CAMPANHA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 Em maio de 2019 a Brigada Militar lançou uma ação em apoio a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano do Ministério da Saúde.

O objetivo da campanha era alcançar mulheres que se encontravam amamentando os seus filhos e produziam leite mais que o necessário, fazendo com que a partir de suas doações recém-nascidos pudessem efetivar sua alimentação de maneira normal.

Os hospitais parceiros são: Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Clínicas, Presidente Vargas, Femina e Hospital São Lucas.

Até o momento a Brigada Militar recebeu 13 doações de leite materno.

 

AÇÃO DE APOIO A CAMPANHA ESTADUAL DO AGASALHO

No mês de maio a Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou a Campanha do Agasalho e a Brigada Militar apoiou a ação.

Todos os quartéis da instituição foram colocados como pontos de coleta para doações realizadas pelos próprios policiais militares e pela população.

Ao todo foram arrecadadas 9.506 peças de agasalho através da Brigada Militar.

 

AÇÃO DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Entre o rol de ações que a Brigada Militar desenvolve está também a doação de alimentos. Ao todo já foram arrecadadas e doadas mais de três toneladas de alimentos.

Essa ação que também pertence a Campanha Solidária da Brigada Militar e ocorre durante todo ano, sem um período específico.

Eventualmente policiais militares se reúnem e levam alimentos às comunidades carentes das áreas dos batalhões onde servem.

 

AÇÃO SOCIAIS ASSISTENCIAIS

As ações da instituição não param por aí. Policiais militares dos 497 municípios que a Brigada Militar atende em todo Rio Grande do Sul diariamente recebe chamados para ocorrências e concomitantemente realizam ações sociais. São  mais de 86 ações na APAE, 75 hospitais visitados sem contar asilos, lar de crianças e 948 nas mais variadas instituições.

 

Afinal, o trabalho perfeito é servir!

Conteúdos relacionados

Brigada Militar