Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formatura de aposição das platinas do 1º ciclo CSPM 2022/23

Publicação:

Formatura de aposição das platinas do 1º ciclo CSPM 2022/23
Formatura de aposição das platinas do 1º ciclo CSPM 2022/23

Nem mesmo a chuva foi capaz de impedir que os novos cadetes da Brigada Militar recebessem suas platinas no final da tarde desta segunda-feira (17/1), na Academia de Polícia Militar.

No período de 07 a 16 de janeiro, nas dependências do complexo do Departamento de Ensino, 69 novos alunos-oficiais iniciaram sua jornada rumo ao oficialato da Brigada Militar. Foram nove dias de intensas atividades, sendo realizadas instruções no complexo do Departamento de Ensino e áreas externas, em uma viva demonstração de acolhida e calorosa recepção aos mais novos cadetes da corporação, desenvolvendo desde logo uma série de atributos nos neófitos, tais como, rusticidade, resiliência, tolerância ao desconforto e à fadiga, senso de cumprimento de missão, dentre outros, todos cruciais para o exercício das atividades inerentes a um Capitão da BM.

Após tal período de adaptação às rotinas castrenses, conhecida como “semana zero”, os alunos-oficiais ao ingressarem pelo portão principal da APM iniciam de fato o Curso Superior de Polícia Militar, materializado num ato simbólico com o recebimento das primeiras platinas que são importantes para designar a antiguidade dos alunos-oficiais.

Nas platinas, o castelo representa o ensino na Polícia Militar. A estrela, simboliza a própria PM, aliando a nobreza da missão e o destaque de suas atividades em prol da garantia do cumprimento das leis. As listras horizontalmente dispostas (barretas) correspondem ao ciclo do curso o qual pertencem.

“Foi preciso nos colocar em situações limites para entender que inevitavelmente sentiríamos dor, cansaço, fome, calor, frio, saudade da família e desconforto, e que tais sentimentos não seriam desculpa para deixar de realizar o trabalho com excelência, celeridade, vontade e vibração,” enfatizou a aluna-oficial Terres do 6º Pelotão, escolhida para discursar sobre a semana de adaptação.

Prestigiou o evento, o Comandante-Geral da BM, Coronel Vanius Cesar Santarosa, o Subcomandante-Geral da BM, Coronel Claúdio dos Santos Feoli, o Diretor do Departamento de Ensino, Coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, o Comandante da APM, Tenente-Coronel José Carlos Pacheco Ferreira, entre outros oficiais e praças.

Brigada Militar