Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Inovação e Pesquisa é a aposta da parceria com a PUC para modernização e inovação das ações da Instituição

Publicação:

Card com texto escrito Centro de Inovação e Pesquisa da BM
Centro de Inovação e Pesquisa da BM é inaugurado na próxima quarta-feira (24) - Foto: BM

Na próxima quarta-feira (24/2), será lançado o fruto de um acordo de cooperação entre a Brigada Militar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O Centro de Inovação e Pesquisa da Brigada Militar é uma estrutura criada junto à Assessoria de Assuntos Estratégicos do Comando da Instituição e será instalado junto ao Prédio 5, sala 511 no Campus da Universidade.

A partir da data de instalação, o local já começa a funcionar reunindo servidores da Assessoria de Assuntos Estratégicos e Instituto de Pesquisa da Brigada Militar.

Segundo o Chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos (AAE) e coordenador do Centro de Inovação e Pesquisa da BM, Major Roberto dos Santos Donato, a intenção que fez surgir o Centro é a necessidade de uma maior interação entre universidade e polícia (segurança pública) para que através de pesquisa científica e evidências a Corporação tome as melhores decisões. Para isso os dados da BM serão disponibilizados aos pesquisadores que procurarem o Centro. Segundo ele são várias as pesquisas existentes na área que não refletem as necessidades da segurança pública: “agora o objetivo é que tenhamos um resultado prático das pesquisas e elas não fiquem apenas no campo da teoria.”

A BM acredita que a interação e leque de informações disponibilizadas aos pesquisadores trará resultados positivos para a segurança pública. “Conseguiremos fazer um debate principalmente dos projetos de pesquisa para que a pesquisa tenha um melhor aproveitamento no que diz respeito às ações de segurança pública”, afirmou o Major.

Dentre os objetivos da parceria estão o desejo de fornecer um ambiente inovador; introdução de tecnologias e modernização dos processos; criação de novos mecanismos de participação cidadã; acesso a dados para servir como base para pesquisas acadêmicas; proporcionar aulas a todos os cursos da BM com metodologias no intuito de despertar ideias inovadoras; desenvolvimento de palestras e atividades voltadas à análise criminal e inovação além da criação de um ciclo de conversas para revisão de métodos, capacidade e competência dos agentes de segurança.

O tema do acordo traz modernidade a uma Instituição que há 183 anos vem desenvolvendo e aplicando estratégias de segurança para proteção da população. Apesar dos ótimos resultados de redução de criminalidade, como os apontados no último balanço da Corporação do ano de 2020, a Brigada Militar busca novas ideias e dispositivos que continuem desempenhando eficazes ações no combate à violência, melhor qualidade de prestação de serviços tanto ao público interno quanto ao público externo.

Questionado quanto ao impacto que o projeto visa criar o Major Donato destaca: “O impacto que esperamos é justamente primeiro dar transparência as nossas ações, segundo gerar problemas de pesquisa para a academia e que esta nos traga soluções para estes problemas, não só na questão econômica de diminuir custos da administração pública, mas também de trazer soluções inovadoras para que consigamos ter um serviço mais eficiente com menor custo possível.”

Dentre as muitas ideias do Centro de Inovação da BM estão trabalhar as questões tecnológicas como a criação de ferramentas, algoritmos, plataforma e sistemas que possam digitalizar o serviço da BM para que através de uma transformação digital se tenha um atendimento mais ágil à população.

Brigada Militar