Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Formação Aeropolicial da BM estará completando 15 anos de criação

No próximo sábado (25/4), o CFAer completa 15 anos de criação

Publicação:

CFAer
CFAer
Por Tenente Coronel Luiz Henrique Ferreira Genro

“Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com seus olhos voltados ao céu, pois lá você esteve e para lá desejará retornar”. (Leonardo Da Vinci)

            O mês de abril, tradicionalmente é recheado de datas importantes no contexto policial militar, entre as quais destacamos o 21 de abril, data destinada às comemorações em memória ao Patrono das Polícias Militares, o Alferes Joaquin José da Silva Xavier – O Tiradentes. 

            Mas, o 25 de abril também se reveste de especial importância, principalmente para a Aviação da Brigada Militar, pois através do Decreto nº 43.757/2005 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi criado o Centro de Formação Aeropolicial. Atualmente, subordina-se ao Departamento de Ensino da Brigada Militar, cabendo-lhe a formação e especialização dos efetivos a serem empregados nas atividades de policiamentos ostensivo aéreo. O primeiro chefe do Centro foi, à época, o tenente-coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos.

            Ao longo destes primeiros 15 anos de existência, o CFAer formou e especializou não somente efetivos do Rio Grande do Sul, mas também de outros Estados e Instituições da Federação, oferecendo cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicóptero e Avião, cursos de Instrutor de Voo, Cursos de Voo por Instrumentos, cursos de Gerenciamento de Unidades Aéreas, cursos de Operadores Aerotáticos, Estágios Operacionais e cursos de Segurança de Voo em cooperação com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

            O Centro tem como Patrono o major Ibes Carlos Pacheco, instituído através do Decreto nº 44.263 de 19 de janeiro de 2006, falecido em virtude de acidente aeronáutico no ano de 2004, ocorrido na cidade de Porto Alegre/RS. 

            Ressaltamos que o Centro de Formação Aeropolicial tem contado com o prestimoso apoio do Comando da Brigada Militar, que compreende a importância das atividades desenvolvidas, bem como os projetos futuros, aportando recursos humanos e materiais de suma importância para a manutenção da qualidade dos cursos oferecidos e excelência na gestão. Registramos o agradecimento ao Comando pelo apoio recebido.

            Desejamos a todos os ex-integrantes e integrantes do Centro de Formação Aeropolicial, as mais sinceras felicitações, e temos a certeza de que seguirão firmes nos seus propósitos de proporcionar, com seu trabalho, as condições ideais para o engrandecimento e fortalecimento da Aviação da nossa Corporação.

            “Quando a gente aprende a voar, as nuvens ficam muito mais perto, parece que o céu é muito mais azul e acima de tudo do alto, ao sabor do vento, podemos sentir o tamanho da nossa força, o alcance da nossa visão e também, e isso é o mais importante, o mais sábio ensinamento é que voar não é só bater as asas”. (autor desconhecido)

Fotos: CFAer 

Publicação: soldado Janaína Zelinski/PM5

Brigada Militar