Brigada Militar realiza parceria com a EMATER em Ibirubá

Parceria faz parte do Programa Propriedade Segura

georreferenciamento, uma parceria entre BM e outros órgãos de segurança com a EMATER - Foto: soldado Janaína Ribas Côrtes
Por Soldado Adriély Escouto

O Programa Propriedade Segura, é uma iniciativa da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio Grande do Sul com o apoio da administração do município de Ibirubá, juntamente com a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicatos, Coprel e Conselho Municipal Agropecuário. Consiste em ter as rotas mapeadas da cidade até as propriedades, e por meio de um código de endereço (ex: IBI-098), cadastrado em sistema de georreferenciamento, para diminuir o tempo resposta da chamada, sendo ela por segurança, saúde, sinistros ou outros serviços.

No início houve a fase de adesão, que ocorreu até o dia 14 de novembro de 2019 e a partir disso, os equipamentos de GPS (em português Sistema de Posicionamento Global) previamente adquiridos foram configurados e foi realizada a codificação, logo, entrando em operação efetivamente.

No final de 2019, o Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, major Cedenir Souza da Silva, sediou uma reunião com os representantes da EMATER e os prefeitos dos 14 municípios da área de atuação do batalhão, com a ideia de viabilizar a implantação do programa nos demais municípios, a exemplo de Ibirubá.

Para o comandante do 16º BPM, esta ferramenta é de extrema importância e vai possibilitar à polícia mais agilidade no atendimento das ocorrências. “Além da resposta pronta, isso gera uma economia de gastos, principalmente de combustível das viaturas, porque a viatura vai exatamente no local onde ela realmente necessita estar”, avaliou o major Souza.

Segundo Daniela Zdanski, assistente administrativo da Emater de Ibirubá, 80% das propriedades rurais de Ibirubá e Colorado já aderiram ao programa e o projeto para expansão já foi enviado para a regional de Ijuí e a central em Porto Alegre e encontra-se aguardando a participação dos outros órgãos dos demais municípios para viabilização e implantação.

A iniciativa busca levar mais segurança às famílias do meio rural, melhorando a efetividade do serviço de segurança pública oferecido aos agricultores pela Brigada Militar, sendo que o único custo para o produtor rural foi a confecção da placa que fica na propriedade rural. A Brigada Militar continua em tratativas com os demais municípios da área e trabalhando em parceria público/privada para melhorar a segurança de toda a comunidade, urbana e rural.

Texto e fotos: Janaína Ribas Côrtes