Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar inaugura ampliação do pronto-atendimento 24h no HBMPA

Publicação:

aa695e94 2ffd 44a7 afe9 e215a2328106
HBM na Capital recebe novas instalações de pronto atendimento

O Hospital da Brigada Militar (HBM) de Porto Alegre inaugurou a ampliação do setor de pronto-atendimento. As obras levaram aproximadamente seis meses e custaram R$ 650 mil, com recursos doados por um empresário. A cerimônia de entrega das obras de ampliação aconteceu na tarde desta segunda-feira (02/08), no HBM. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento.

2cc8df51 5b1a 43b9 86de 470be554cdeb
Cerimônia de inauguração das novas instalações do setor de pronto-atendimento

O HBM já possuía um pronto-atendimento clínico 24 horas com 220m², com um consultório médico, uma sala de procedimentos e uma sala de espera. Com a conclusão das obras de ampliação, o espaço ganhou mais 410m², totalizando uma área de 630 m². Agora, os pacientes que necessitam de atendimento, terão acesso à três consultórios novos, uma sala de triagem e uma sala de procedimentos de traumatologia. Além de militares estaduais e seus familiares, o HBM atende servidores públicos usuários do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS).

0f553a2b a4e1 496c ace8 7e5c0c90db32
Governador Eduardo Leite participou de solenidade de inauguração no HBM

O governador Eduardo Leite salientou que os investimentos empenhados no HBM são reconhecimentos à qualidade e o empenho dos servidores do hospital. "Esse hospital está recebendo esses investimentos; tanto pelo lado do poder público, com a aquisição da plataforma robótica que servirá as cirurgias com o que tem de mais moderno para a saúde, quanto com os recursos doados para a ampliação do pronto-atendimento; pois sabemos que se encontram nesse hospital profissionais dedicados e qualificados, que atendem aos nossos servidores públicos para preservação da saúde", disse Leite. 

As obras levaram aproximadamente seis meses e custaram R$ 650 mil, com recursos doados pelo empresário Sidney Oliveira. O benfeitor é proprietário de uma rede de farmácias que atua em todo território nacional.

d2c6c7fe 590c 4f82 b1c9 5a43fff480dc
Vice-governador enfatizou a qualidade dos serviços prestados pelos servidores do HBM
O vice-governador, delegado Ranolfo, relembrou o empenho das equipes do HBM desde o início da pandemia e de todos os avanços que o hospital tem conquistado para prestar um atendimento de ponta aos pacientes. "A qualidade dos equipamentos instalados para o enfrentamento a pandemia, a aquisição da plataforma de cirurgia robótica e, agora, a ampliação do pronto-atendimento demonstram o trabalho qualificado que um hospital como o HBM oferece ao público. E não paramos por aqui, esses são apenas exemplos de como queremos oferecer todos os serviços à população", enfatizou Ranolfo. 

O HBM é um espaço dedicado aos cuidados da saúde que já atende aos policiais militares e demais servidores do RS há mais de 50 anos. É um hospital geral de médio porte, construído com recursos do Estado e o empenho dos próprios militares. O HBM possui aproximadamente 110 leitos, sendo 20 de tratamento intensivo, internação psiquiátrica e clínica, além de um centro clínico com 20 consultórios para atendimento às mais diversas especialidades. Além disso, o hospital tem um bloco cirúrgico com duas salas cirúrgicas equipadas para atender aos servidores do RS.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, pontuou a importância da integração entre a corporação e a sociedade para conquistar novos avanços. "Essa inauguração de hoje é a materialização de um sonho, um sonho que foi possível graças ao empenho de várias forças. Deixo aqui o meus parabéns ao tenente-coronel Zílio e sua equipe pelo empenho e dedicação nessa jornada, e meu profundo agradecimento ao senhor Sidney Oliveira pelo investimento nos avanços da saúde do HBM", disse o comandante. 

0c637c79 23cc 4fe0 a15b b0dc8e69d80a
Inauguração da ampliação do pronto-atendimento

O diretor do HBM, tenente-coronel Arthur Arregui Zílio enfatizou que o novo espaço de pronto-atendimento do hospital é um legado para militares e servidores do Estado. "Esta é uma grande entrega do nosso sistema de saúde e contempla nosso plano de ação criado ainda em 2012. Inovação crescimento e aporte de tecnologia sempre vêm acompanhadas de humanização e cuidado. Este legado pertence aos militares, aos servidores e a todos os usuários do IPE. A pandemia está passando. Sofremos muito, perdemos muitos, mas seguimos de pé. Quero dizer a todos os servidores do HBM, que este comandante que vos fala tem muito orgulho de todos os senhores e senhoras", disse o tenente-coronel Zílio. 

Além da cerimônia de inauguração, aproximadamente 20 pacientes curados da Covid-19 foram homenageados, representando todo o trabalho dos servidores do HBM desde o começo da pandemia para a recuperação dos pacientes acometidos pela doença. A servidora civil, Rosa Amália Beltrame, também recebeu o reconhecimento da corporação pelos mais de 40 anos dedicados ao HBM, sendo lembrada por todos pelo carinho e comprometimento com que presta os serviços. Assim como, neste momento também foram agraciados com a comenda do Hospital da Brigada Militar a Maj Médica Claudia Ferrão Vargas, a Maj Enfermeira Veronica da Silva Fernandes, o Reitor da PUCRS Irmão Evilázio Teixeira e o Ex-Capitão da Seleção Brasileira de Futebol Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga) que mobilizou o apoio para as doações ao hospital.

1a6bd22b f5bd 40ce 9bea 9940eeba91b5
Comenda do Hospital da Brigada Militar

Demais autoridades convidadas também participaram do evento.

Brigada Militar