Brigada Militar fiscaliza mais de 400 pontos comerciais no Litoral Norte no horário da suspensão de atividades não essenciais

Fiscalização permanecerá intensa pela BM
Fiscalização permanecerá intensa pela BM - Foto: Divulgação BM

O total de 424 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pela Brigada Militar em praias do Litoral Norte da segunda a quinta-feira (22 a 25/02), das 20h às 05h, e 100 deles estavam abertos, contrariando a suspensão de atividades não essenciais decretada pelo Governo do Estado, como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Foi registrada a presença de 690 pessoas nesses locais, sendo quase a totalidade de bares, restaurantes e similares.
Os dados se referem a ações de policiais militares do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2º BPAT), junto com a Polícia Civil, Guardas Municipais e agentes municipais de fiscalização e de vigilância sanitária, realizadas em Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Imbé, Arroio do Sal e Torres.
O maior número de pontos comerciais de refeições e bebidas flagrado aberto fora do período permitido foi na terça-feira (23), primeira noite da antecipação do horário de fechamento das 22h para às 20h. Naquela noite, foram 235 locais fiscalizados e 63 estavam abertos com 266 clientes consumindo. Nas noites seguintes, houve redução do número de estabelecimentos abertos fora do horário permitido.
Após a orientação dos agentes de segurança, os estabelecimentos encerravam as atividades e não foram registrados boletins de ocorrência ou termos circunstanciados.
Nas noites de quarta e quinta-feira, a Brigada Militar também solicitou a dispersão de 150 pessoas que se aglomeravam em duas praças públicas em Capão da Canoa.
Com a proximidade do fim de semana, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) alerta a população que efetivos do 2º BPAT e do 8º BPM estarão nas ruas com intensa fiscalização para o cumprimento dos decretos de suspensão de atividades não essenciais. Além disso, a partir do sábado (27) todo o Rio Grande do Sul estará em bandeira preta, nível mais grave do sistema gaúcho de enfrentamento à pandemia.