Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar celebra 183 anos homenageando as pessoas que fazem a Instituição acontecer

Publicação:

Guarda de Honra da Formatura de 183 anos da Brigada Militar
Guarda de Honra da Formatura de 183 anos da Brigada Militar - Foto: Sd Robson Alves
Por Soldado Adriély Escouto

O sol estava tímido no Estádio General Cipriano. Parece que se escondeu entre as nuvens para que a estrela do dia pudesse brilhar mais. Na manhã desta quarta-feira (18), a protagonista era a Brigada Militar que celebrou seu aniversário numa solenidade em comemoração aos seus 183 anos na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

Durante a solenidade foram entregues medalhas a militares e civis que contribuíram com o desenvolvimento da Instituição. O comando da Brigada Militar destacou inclusive o grande esforço relizado por oficiais e praças do quadro de saúde ou operacional que se destacaram neste ano no enfrentamento dos efeitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Com o sentimento de pesar por quem perdeu sua vida atuando diretamente contra o crime, o Governador Eduardo Leite iniciou sua fala invertendo o protocolo e homenageando em primeiro lugar o Soldado Ben-hur de Oliveira Rodrigues, senhora Elisete (viúva do Soldado Marcelo de Fraga Feijó) e seu filho Matheus Feijó, de três anos de idade, e a senhora Camila (viúva do Soldado Rodrigo da Silva Seixas).

O trio recebeu a Estrela de Reconhecimento em grau Ouro que foi instituída, a partir de 1987,

Entrega de Medalha ao Soldado Ben-Hur, à viúva Camila e a viúva Elisete e seu filho Matheus
Entrega de Medalha ao Soldado Ben-Hur, à viúva Camila e a viúva Elisete e seu filho Matheus - Foto: Soldado Rodrigo Ziebell - PM5/EMBM
para distinguir Policiais Militares que no exercício da atividade de policiamento tenham sofrido ferimentos ou perdido a vida.

 O Soldado Ben-hur recebeu a honraria pois, quando servindo ao 25º Batalhão de Polícia Militar, 
entrou em confronto com autores de um roubo de veículo e foi atingido. Ainda assim, feriu os criminosos e efetuou as suas prisões, tendo recuperado todos os pertences da vítima e o veículo roubado.

Entrega de Medalha ao Matheus, filho do Soldado Feijó
Entrega de Medalha ao Matheus, filho do Soldado Feijó - Foto: Soldado Rodrigo Ziebell - PM5/EMBM

 As viúvas de Feijó e Seixas receberam a honraria em sua memória, pois ambos foram mortos durante serviço, em 2019. Cumprindo assim o juramento de quando entraram na Instituição: “mesmo com o risco da própria vida”. Uma cena que emocionou a todos foi a entrega da medalha pelo Governador do Estado ao filho do Soldado Feijó. 

Para o Governador, esta foi a razão pela qual iniciou sua fala de celebração do aniversário da BM: “Homenagear os 183 anos que são feitos por pessoas. Pessoas que se dedicam e colocam sua vida em risco protegendo nossa sociedade, por isso são os primeiros a serem lembrados e têm o nosso agradecimento.”, destacou Eduardo Leite, que ainda parabenizou a Corporação e destacou o trabalho que vem construindo para conseguir melhorias para a BM.

Quem também teve seu discurso focado nas pessoas que fazem a Instituição acontecer foi o Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior: “Desejar a BM vida longa, e desejar especialmente aqueles que fazem a BM, homens e mulheres vida longa e um bom trabalho a todos. Não tenho duvidas que comemoraremos muitos anos ainda o aniversário da nossa brigada.”, o Vice-Governador finalizou  sua fala destacando que a Corporação é um motivo de orgulho para o povo gaúcho.

Para o Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Mohr Picon, o dia 18 de novembro é um dia comemorado com muito orgulho por todos os brigadianos da ativa e da reserva e a data demonstra a longevidade e importância que a Instituição tem para o povo gaúcho.

“Foi um ano realmente atípico que necessitou todos os valores que a BM prega na sua formação e, sobretudo a coragem dos policiais militares lá na ponta que nunca deixaram de trabalhar e se empenhar pela população”, concluiu Coronel Mohr, pontuando ainda os números históricos de redução da criminalidade que são respostas do forte enfrenteamento que a aniversariante empenha contra o crime juntamente com as vinculadas e outros órgãos de segurança.

Afinal, a Brigada Militar nada mais é que isso, homens e mulheres que juntos, durante 183 anos, trabalharam e trabalham com força e honra, cotidianamente para além de proteger a sociedade gaúcha, perpetuar o nome da Instituição.

Além dos militares estaduais quem escreve esta história também é o povo gaúcho, que abraça, defende e contribui com cada ação de Campanha Solidária desenvolvidas seja doando sangue, mechas de cabelo, agasalhos, brinquedos e alimentos. E principalmente, doando um pouco de si para que juntos, todos possamos construir um futuro baluarte, gigante e viril assim como foi no passado de lutas.

 

Texto: Soldado Adriély Escouto/PM5

Revisão: Soldado Cecilia

Brigada Militar