Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

1° edição do Curso de Qualificação sobre Violência Contra as Mulheres para Profissionais das Patrulhas Maria da Penha

Publicação:

1° edição do Curso de Qualificação sobre Violência Contra as Mulheres para Profissionais das Patrulhas Maria da Penha
1° edição do Curso de Qualificação sobre Violência Contra as Mulheres para Profissionais das Patrulhas Maria da Penha

Nesta segunda-feira (19/04), ocorreu a aula inaugural da 1° edição do Curso de Qualificação sobre Violência Contra as Mulheres para Profissionais das Patrulhas Maria da Penha. Estruturado em quatro módulos EAD, o curso ofertado pela UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) propõe qualificar a atuação dos militares nas questões sociais, psicológicas e jurídicas acerca da violência contra as mulheres.

Neste primeiro momento, o curso será destinado a 250 profissionais de 108 municípios que contam com os serviços das Patrulhas Maria da Penha. Por meio de espaços de discussão, troca de experiências e resolução de dúvidas com profissionais capacitados, serão promovidos conhecimentos técnicos para aprimorar o trabalho que vem sendo realizado pela BM na contemplação da segurança das mulheres.

Segundo o Governador, “combater a violência contra a mulher é criar políticas para o enfrentamento a esse problema e para qualificação do atendimento as vítimas tem sido alvo de ações permanentes do nosso governo, uma das mais importantes sem dúvidas é envolvendo o trabalho das Patrulhas Maria da Penha em que nós ampliamos a presença dessas patrulhas nos municípios em 143%, com isso são mais de 110 cidades com efetivo especialmente capacitado para o monitoramento das medicadas protetivas de urgência e com policiais especialmente capacitados para atuar no atendimento das ocorrências relacionadas a esses tipos de crime. Eu tenho a certeza que esse curso de qualificação vai contribuir com o importante trabalho da Brigada Militar para seguirmos fortalecendo essas nossas ações e seguirmos reduzindo o número de crimes nessa área”.  

Ressaltando a fala do vice-governador, “Criamos ainda no ano passado o Comitê Interinstitucional de violência contra a mulher, fazem parte deste comitê o Poder executivo com várias secretarias, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB, vários representantes da sociedade civil organizada, é um trabalho a várias mãos. A Brigada por exemplo, através das suas Patrulhas Maria da Penha tem feito um trabalho fundamental nesta área e agora com a qualificação dos nossos servidores os nossos resultados, não tenho dúvida alguma, serão melhores ainda”.

Conforme dito pelo Comandante Geral, “salvar vidas é prioridade e sempre será prioridade da BM, por isso este Curso é tão relevante. Pois, embora a reconhecida capacidade de vocês, Patrulheiras e Patrulheiros da Maria da Penha, sabemos que o aprimoramento constante, ainda mais de forma qualificada por nossa Universidade Estadual, é componente essencial para melhoramento contínuo e adoção de boas práticas para o enfrentamento da violência contra as mulheres. ”

Destacando a fala do reitor da URGS “ Este é um momento importante para todos nós, para a Brigada Militar e também para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, esse é um gesto da universidade que veio ao encontro de necessidades institucionais, mas acima de tudo ele veio de encontro as necessidades da sociedade para capacitar e formar profissionais para atuar na defesa das mulheres gaúchas, eu não tenho dúvida que estamos dando um passo importante neste caminho...”

A primeira edição acontecerá entre abril e junho de 2021. Já a segunda edição ocorrerá de julho a setembro de 2021 e será no formato de MOOC (curso online aberto e massivo). Todos militares estaduais que tiverem o curso de formação básico para atuar na Patrulha Maria da Penha poderão fazê-lo.

 

Brigada Militar